Dispositivo ISB - Indy Speed Brakes

Vendo o grave acidente de Sebastien Bourdais nos treinos para as 500 Milhas de Indianápolis 2017, imediatamente pensei como diminuir o máximo a velocidade de um carro da Indy antes de um grande impacto nos muros? Claro, freios aerodinâmicos...

Os Speed Brakes, dispositivos a anos sendo usados em aviões caças e comerciais, indispensáveis nos pousos, por que não usar também em carros aerodinâmicos correndo em ovais a grandes velocidades?

Então criei esta versão de FREIOS AERODINÂMICOS para carros da Indy, os ISB ( Indy Speed Brakes ).

Como funciona:

São instalados nos kits de carenagens para provas em ovais, dois pequenos spoilers logo a frente das rodas traseiras, assim como alguns sensores pelo carro. 
Os spoilers (destacados em laranja) DISPARAM imediatamente quando: o carro sai de frente ou traseira além de um ângulo limite programado em seus sensores, com certa pressão "X" a mais no pedal de freio, com impactos em outros carros ou muro além de "X" Gs, e com todas as ações somadas.   

Quando disparado ( mais ou menos como um air bag ), o ISB levanta os spoilers ( seta vermelha ) abrindo uma espécie de pequeno compartimento na frente das rodas traseiras criando um grande ARRASTO aerodinâmico. Este arrasto somado aos freios diminuem ainda mais a velocidade de um possível impacto com os muros do oval ( mais ou menos como um  "para-quedas" rígido). 

E o ISB funciona não só de frente, mas também quando o carro derrapa e vai de TRASEIRA em direção do muro da pista. A posição de abertura pode ser invertida, como nos aviões. Ai será o refinamento do projeto técnico que resolverá, além de testes para o melhor resultado, é claro.
Possui também um botão no volante para que o piloto possa fechar os spoilers, quando o carro estiver abaixo de 80 klm ( para os casos em que o piloto roda na pista mas não danifica o carro, podendo ir para os boxes ou continuar na corrida ). 

Este dispositivo diminuiria ainda mais a intensidade do impacto do carro de Bourdais, além de suas lesões. É claro que não evitaria todos os acidentes, mas muiiiiitos já ocorridos poderiam ter sido MINIMIZADOS com o uso do ISB.

Então fica ai mais uma ideia para a segurança do esporte a motor mundial. 



Autor deste projeto: Ubiratan Bizarro Costa
designer industrial automotivo

contato@bizarrodesign.com.br



Comentários

VEJA TAMBÉM:

COMO FUNCIONA O ESCAPE COANDA

Estranho dispositivo no assoalho da Ferrari 2017

MONOFORMULA BK

Design de Protetores de cockpit tipo ESCUDO

FUNCIONAMENTO BANCO DE MACACO