Postagens

Mostrando postagens de novembro 3, 2011

Entenda como funcionam as "estranhas" aberturas no assoalho da RBR

Imagem
A RBR passou a apresentar nessas últimas corridas 2 pequenas ( estranhas ) aberturas em seus carros. Ficam localizadas no assoalho, uma de cada lado do final dos sidepods, logo a frente do difusor. Aparentemente já seriam dispositivos aerodinâmicos inspirados nas futuras regras de proibição dos difusores soprados para 2012. Como funcionam? O ar que passa pela base dos sidepods entra acelerado pelas aberturas no assoalho, passam por canaletas embutidas, as quais desembocam na abertura inferior (50mm) de entrada  do motor de arranque portátil, saindo por baixo do difusor. Isso faz com que o ar acelerado baixe a pressão sob o difusor promovendo maior downforce sobre toda a traseira do F1.  Mas isso não é proibido? A FIA proíbe quaisquer aberturas em baixo do difusor, como existiam nos difusores duplos de 2010. Mas a única abertura permitida é justamente a de 50mm de entrada do motor de arranque portátil ( a que os mecânicos usam para ligar o motor do F1). Sendo assim,