COMO FUNCIONA O DRS PASSIVO
Entenda melhor como funciona o DRS PASSIVO, um
dispositivo explorado pela Lotus, Mercedes e Sauber no final de 2012, que deverá
ser o grande destaque entre as equipes neste campeonato de 2013.
DRS PASSIVO
O ar que entra nas laterais da entrada de ar do
motor, acima da cabeça do piloto ( seta vermelha), sai pelo duto no centro da
pequena asa feixe sobre a base do aerofólio traseiro ( seta azul).
Quando o F1 chega a uma determinada velocidade, o
ar é desviado por um dispositivo interno para cima, por dentro do poste central
( destacado em amarelo). Este joga o ar acelerado sob a asa superior ( setas
laranja ), o que é somado ao ar que passa no centro do aerofólio traseiro e
também é jogado para cima pela pequena asa feixe.
Certo, mas para que tudo isso?
Esse ar externo, juntamente com o ar do poste
central, passam acelerados em baixo de toda a asa superior do aerofólio
traseiro. Ar acelerado em baixo com ar em menor velocidade em cima cria o famoso
efeito STOL, o que tira ainda mais a pressão aerodinâmica (downforce) de sobre
a asa traseira. Menor pressão na traseira. mais velocidade, mais décimos de
segundos ganhos por volta.
Então, o F1 que tiver esse dispositivo instalado,
teoricamente ganhará mais velocidade nas retas e curvas de alta de cada
circuito.
E é totalmente autônomo, não dependendo de nenhum
acionamento externo para funcionar, apenas a velocidade do ar dentro do
sistema ( dai o termo "passivo" ).
Sendo assim, desde quando esse dispositivo surgiu,
os designers e engenheiros da F1 enfrentam um desafio, o de torna-lo o mais
confiável possível, já que é algo complexo e difícil de ser projetado. Pois se o
sistema é autônomo, existe o risco de ser acionado em momentos que não deveria,
o que o torna um tanto perigoso durante as corridas.
Então, a equipe que conseguir torna-lo o mais
seguro e confiável possível, provavelmente vai dominar o campeonato. Dai a
corrida interna entre os designers e engenheiros de cada equipe, tais como
Lotus, Mercedes e Sauber que já o usaram no passado, para superarem este
desafio, e os concorrentes nesta temporada, é claro.
E o Sr Adrian já estuda formas de instalar o DRS PASSIVO também nas RBRs, então é aguardar para ver quem leva a melhor neste campeonato.
E o Sr Adrian já estuda formas de instalar o DRS PASSIVO também nas RBRs, então é aguardar para ver quem leva a melhor neste campeonato.
autor: Ubiratan Bizarro Costa
designer industrial automobilístico
contato@bizarrodesign.com.br
@biradesigner2
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