Escape coanda termo-expansível
Em um exercício de criação, focando as inovações
para os escapes coanda, desenvolvi mais este dispositivo para fazer os escapes
soprarem, além das laterais, também o centro do difusor traseiro.
De alguma forma, é um dispositivo possível de estar sendo usado pelas equipes atualmente. Porém é difícil de detectar, já que só funciona com o carro aquecido na pista. É uma inovação viável e interessante.
Como funcionaria o dispositivo.
De alguma forma, é um dispositivo possível de estar sendo usado pelas equipes atualmente. Porém é difícil de detectar, já que só funciona com o carro aquecido na pista. É uma inovação viável e interessante.
Como funcionaria o dispositivo.
Baseado no modelo apresentado pela RBR, de
carenagem alongada até o difusor, seria instalado no final da canaleta do escape
coanda, uma pequena placa de metal ( destacada em azul ), simulando
uma proteção de calor. Mas a mesma seria produzida em liga metálica termo-expansível,
também sensível e reagente ao calor.
Quando os escapes sopram, os gases aquecidos descem
acompanhando a curvatura da canaleta, até desembocarem na abertura entre os
pneus traseiros e o difusor, soprando assim sob suas laterais ( seta laranja),
efeito dos escapes atuais. Mas quando o calor dos gases passam sobre as placas
metálicas, as mesmas por serem termo-expansíveis "empenam", curvando-se para
cima, criando uma pequena abertura nas pontas ( destacada em amarelo ).
Esta abertura por sua vez, tem ligação direta com o
duto de ar dos sidepods, localizado logo abaixo das placas, permitindo assim que
parte do jato de gás dos escapes seja desviado para baixo e para dentro do duto.
Juntando-se o jato desviado dos escapes ( seta laranja ) com o ar acelerado que
contorna a base dos sidepods ( seta verde ), ambos entram no duto criando um
grande jato de ar acelerado que vai desembocar diretamente dentro da abertura
central (do motor de arranque externo) do difusor traseiro ( seta vermelha ).
Certo, mas para que isso?
Esse dispositivo permite que os potentes jatos de
ar dos escapes também soprem, além de suas laterais, o centro do difusor. Isso
faz com que todo o ar que passe sob o difusor acelere ainda mais, criando um
efeito parecido aos antigos difusores "soprados e duplo" combinados em um
só.
E quando o F1 é desligado, as canaletas esfriam
permitindo que as placas metálicas voltem ao seu estado natural, ficando
"planas" novamente, fechando assim as aberturas para os dutos
inferiores.
Seria um dispositivo camuflado e interessante, o
que poderia dar um certo ganho por algumas corridas, até que fosse
descoberto, é claro.....
Autor: Ubiratan Bizarro Costa
designer industrial automobilístico
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