Blog para quem quer saber mais a fundo como funcionam os dispositivos aerodinâmicos nos carros de F1, design técnico e engenharia da Fórmula 1, textos e sketches explicativas, projetos, maquetes, protótipos, etc.
veja também: www.criaforma.com.br e www.bizarrodesign.com.br
Asa dianteira Alfa Romeo F1 2019 possível funcionamento
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Seria esse o grande segredo do real funcionamento da asa dianteira da Alfa Romeo? Aguardemos os novos acontecimentos para 2019.
PROJETO PCP ( protetor de cockpit ) Este equipamento ( em seus inúmeros modelos listados abaixo ) é apresentado para Charlie Whiting e os engenheiros da FIA, desde 2012. Quem sabe um dia sirva para ser adotado e instalado nos F1 ( vide fotos das reuniões com a FIA no final desta matéria ). Conheça todos os modelos de PCP e seus detalhes abaixo: (foto de visão real do piloto Lucas di Grassi testando os pneus Pirelli - câmera montada diante de um de seus olhos ). Foto de visão real do piloto com simulação ( básica ) do PCP instalado no cockpit. - PCP é encaixado e travado ao cockpit Pode ser destravado automaticamente e retirado pelo piloto juntamente com o volante, ou por botão externo ( em caso de retirada do piloto pelos paramédicos ). - As barras do PCP se tornam exelente apoio acima da cabeça, permitindo que o piloto saia do carro mais rápido ainda.. - O piloto pode entrar e sair normalmente ( e rapidamente ) do carro por entre as barras mes...
Já pensou ter em casa seu próprio simulador cockpit F1 parecido com aqueles que os pilotos de F1 usam para treinarem em suas equipes durante o campeonato? Agora ficou mais fácil.... Dentro do COCKPIT F1 BD a sensação de pilotagem de um modelo fórmula é bemmm AMPLIADA e a imersão no game é praticamente total.... Posição de pilotagem quase "deitada", igual ao de um piloto de F1, dimensões próximas as de um cockpit de F1 real. Instale seu volante e pedais joystick, coloque sua TV ou monitor do PC na frente, ligue seu game de F1 predileto e sinta praticamente a mesma emoção e dificuldades de um piloto dentro do F1 nas pistas pelo mundo. Mesma visão de um piloto dentro do F1, posição e sensação dos pés elevados na pedaleira, volante na altura dos olhos, deitado em um acolchoado sobre o chassi, "dificuldades" de entrar e sair do cockpit como as do piloto de F1, DENTRO de um ambiente "justo" para seu corpo, sem porta copos, pinduricalh...
Estudos para melhorias aerodinâmicas em monopostos F1. de criação e autoria de Ubiratan Bizarro Costa. Ai vão algumas de minhas ideias referentes a aerodinâmica dos carros de F1 sugeridas quem sabe para um futuro próximo ( ainda que sejam um exercício de criação ). É claro que muitas mudanças serão feitas nos carros para as próxima temporadas, mas essas ideias , mesmo que aparentemente pequenas, podem dar um ganho de downforce e velocidade geral no carro, mas principalmente proporcionar uma melhora de condições para ultrapassagens . Procurei acompanhar algumas soluções que já são utilizadas atualmente nos carros, só que adaptando e usando-as em outros lugares, evitando assim sair o mínimo possível do regulamento da F1. Incluí alguns elementos de outras áreas como a naval ( juntando outras ideias minhas já mostradas neste blog ). Como visto na figura abaixo o padrão aerodinâmico dos carros de F1 gera uma turbulência após o ar percorrer toda a carroceria do carro. E diminuir ...
Escapes Coanda ( modelo Sauber 2012 ). Quando o F1 está em altas velocidades, os escapes sopram mais em direção as pequenas aletas aerofólios localizadas atrás das rodas junto aos dutos de freios traseiros (seta vermelha). Isso gera um grande ganho de downforce diretamente sobre as rodas traseiras, e consequentemente maior aderência e tração dos pneus. Em baixas velocidades ( como em curvas de baixa ), o ar mais frio e denso que passa sobre os sidepods (seta verde) ajuda a empurrar os jatos dos gases dos escapes para baixo (seta amarela). Mas o principal item desta inovação são as canaletas curvas nas saída dos escapes. Elas fazem com que o ar "cole-se" a elas e seja jogado para baixo, provocando o famoso efeito coanda ( setas laranjas ). Isso possibilita que os escapes passem a soprar a fenda entre o difusor e as rodas traseiras, fazendo com que esse ar quente e acelerado sopre “sob” o difusor, um dos pontos chaves na aerodinâmica do F1. Mas um m...
Já pensou poder pilotar um monoposto estilo fórmula, disputando posições com a adrenalina a mil, sentindo os efeitos das regulagens de asa e pressão aerodinâmica, suspensão, comportamento dos pneus automotivos, literalmente "deitado", seguro e protegido dentro de um cockpit tipo F1....E tudo em seu cartódromo preferido, com praticamente a mesma mecânica simplificada e custos próximos aos de um KART. Pois é....agora isso é possível.... O designer automotivo Bira criou o KIT DE CHASSI Um novo chassi para categoria de carros de competição, compactos, modelo fórmula que vc mesmo pode montar. É mais ou menos um Kart no formato de um Formula, não tão simplificado quanto um kart, nem tão sofisticado quanto um F3 por exemplo. E com custos baixos, acessíveis, na medida certa. -"A ideia era criar um KIT de CHASSI FÓRMULA prático, compacto, seguro, que os próprios pilotos e seus mecânicos pudessem montar usando praticamente os mesmos motores, mecânic...
Dispositivo DBT . Um carro de F1 produz vários tipos de energia, e o Kers por exemplo usa uma dessas fontes que seria a energia cinética dos freios para produzir eletricidade e aumentar a potência do motor ( complexo e incrível....) E uma fonte de energia explorada pelos designer e engenheiros da F1, é a energia térmica . Então criei o DBT, DIFUSOR DE BOMBEAMENTO TÉRMICO , onde abordo outras formas de uso e manipulação do CALOR para uso em dispositivos aerodinâmicos de um F1. Como funciona: O ar entra por uma pequena abertura no topo da entrada de ar do motor, vai para uma Câmara fechada dotada com um diafragma flexível, acionada por "princípio" de um motor de Stirling. Com o calor irradiado do motor e componentes internos do F1, o diafragma flexível bombeia em alta velocidade, empurrando e pressurizando o ar nos dutos de saída que o ejeta "acelerado', diretamente sob o difusor. Sendo assi...
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