Blog para quem quer saber mais a fundo como funcionam os dispositivos aerodinâmicos nos carros de F1, design técnico e engenharia da Fórmula 1, textos e sketches explicativas, projetos, maquetes, protótipos, etc.
veja também: www.criaforma.com.br e www.bizarrodesign.com.br
Asa dianteira Alfa Romeo F1 2019 possível funcionamento
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Seria esse o grande segredo do real funcionamento da asa dianteira da Alfa Romeo? Aguardemos os novos acontecimentos para 2019.
Seria este um dos segredos da Ferrari para pressionar a Mercedes em 2017? A teoria de um possível uso está ai, Assista e tire suas próprias conclusões.... Se a Ferrari não está usando isso, então criei um dispositivo ( lá em 2011) que poderia vir a ser usado na F1. Pois se eu fosse designer de uma das equipes de fundo de pelotão, não pensaria duas vezes pra projetar e testar algo assim. Vai que dá....rsrsr. Aqui o início da criação desta estranha idéia..... http://designerbira.blogspot.com.br/2011/05/criei-uma-serie-de-projetos-de.html Aqui uma possível comprovação, e talvez de onde a Ferrari tenha se inspirado. http://designerbira.blogspot.com.br/2013_10_12_archive.html
Estudos para melhorias aerodinâmicas em monopostos F1. de criação e autoria de Ubiratan Bizarro Costa. Ai vão algumas de minhas ideias referentes a aerodinâmica dos carros de F1 sugeridas quem sabe para um futuro próximo ( ainda que sejam um exercício de criação ). É claro que muitas mudanças serão feitas nos carros para as próxima temporadas, mas essas ideias , mesmo que aparentemente pequenas, podem dar um ganho de downforce e velocidade geral no carro, mas principalmente proporcionar uma melhora de condições para ultrapassagens . Procurei acompanhar algumas soluções que já são utilizadas atualmente nos carros, só que adaptando e usando-as em outros lugares, evitando assim sair o mínimo possível do regulamento da F1. Incluí alguns elementos de outras áreas como a naval ( juntando outras ideias minhas já mostradas neste blog ). Como visto na figura abaixo o padrão aerodinâmico dos carros de F1 gera uma turbulência após o ar percorrer toda a carroceria do carro. E diminuir ...
Nos treinos para o GP da Espanha, a Ferrari testou um novo modelo de escape coanda. Este modelo não tem mudanças visuais em sua carenagem externa, mas observando melhor sua parte interna, nota-se uma leve mudança no bocal do escape. Foi introduzido um "segundo" novo bocal com formato mais retangular ( destacado em amarelo ), logo acima do bocal circular dos escapes ( destacado em vermelho ). Como enxergo seu possível funcionamento: Este novo bocal retangular provavelmente é uma abertura que desvia parte do ar vindo dos sidepods, jogando um jato de ar logo acima do jato de ar quente dos escapes. Como o bocal é retangular, este forma um jato de ar mais "achatando" ( seta azul ), o que ajuda a criar um tipo de barreira horizontal concentrando ainda mais o jato de ar dos escapes evitando que o mesmo se dissipe. Isso os empurra para baixo e para entrarem na fenda entre o difusor e as rodas trase...
Alguns novos carros apresentados para o campeonato de 2013, mesmo com o atual regulamento , ainda conservaram um "certo" degrau no bico. A FIA sugeriu o uso de uma tampa sobre o degrau, escondendo este formato, o que foi seguido pela maioria das equipes desta temporada. Mas equipes como a RBR, MERCEDES e LOTUS são as que ainda insistem neste formato destoando um pouco do resto do atual pelotão. E além do degrau, ainda que mais suave, algo a mais me chamou a atenção especificamente no atual bico da RBR e Mercedes. Repare que agora são mais longos, finos e os postes verticais que suportam a asa dianteira são levemente curvos projetando a asa o mais para frente possível. Analisando este formato, juntando com os fatos ocorridos no final de 2012, justamente com estas duas equipes, acredito que teremos novos capítulos no desenvolvimento e uso de um dispositivo que eu já havia comentado no ano passado...
É bem legal ficar olhando um carro de F1, cheio de detalhes técnicos aerodinâmicos, etc, etc. Mas tem muitas partes estranhas que nem sempre dá pra saber para que servem exatamente. Por exemplo, você sabe como funciona um banco de macaco no F1? Pode parecer outra asa miniatura dentro da asa grande para aumentar ainda mais o downforce do F1. É e não é..... Como assim? Existem vários tipos de "banco de macaco", uns mais retos imitando pequenas asas traseiras, outros mais curvos com placas laterais, curvos sem placas, etc, etc. Então resolvi mostrar mais ou menos como esse dispositivo teoricamente funciona. É um efeito aerodinâmico um pouco complexo para explicar, mas tentei simplificar ao máximo aqui, espero que ajude. Fiz uma modelagem e simulação básica em CFD para visualizar melhor este efeito. E depois de horas analisando seu funcionamento, comprovei que existia muito mais do que eu imaginava em minha teoria. A coisa funciona mais ou menos ass...
OPÇÃO PCP FRONTAL Esta é uma interessante opção de protetor de cockpit a ser considerada, para o caso dos modelos de dispositivos com barras laterais, tipo o Halo, PCP com barras, etc, serem muito complexos para sua aprovação e implantação. Algo como um plano B mais "simplificado", um tipo de "backup de capacete", simples, prático, objetivo e só. Já que não existe nada hoje nos F1, esta seria uma opção básica antes do Halo, caso o mesmo se mostre complexo e demorado para sua viabilização. As vantagens seriam: - Mantém todo o cockpit aberto como é hoje facilitando a entrada e saída do piloto, bem como o trabalho de paramédicos (quando solicitados). - Baixo peso - Possui 4 pontos de impacto desviando a maioria de pequenos e grandes objetos da cabeça do piloto. - Não corre riscos de "possíveis" problemas com barras laterais em impactos em "T", como comentado em algumas reuniões da FIA. - Construção e montagem de menor custo - Implantaç...
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