Possível versão de DRS DUCT da Ferrari

A algum tempo publiquei que outras equipes poderiam estar desenvolvendo e usando outras versões do DRS DUCT da Mercedes ( veja meu post de 29 de Março 2012 ). 

Dois fatos nesta semana começam a brotar sobre essa minha teoria:


O primeiro seria que a Lotus, estranhamente só agora entrou com pedido de verificação do Drs Duct da Mercedes junto a FIA ( baseando lá em alguns pontos do regulamento...). 
E a Fia mais uma vez negou, praticamente de cara.
Dai a Lotus aceitou na hora, nem reclamou mais.....Como assim?


Muito se engana quem acredita que a Lotus estava "esperneando", tentando proibir o dispositivo da Mercedes e tals.....Eles estão pouco se lixando para isso.
O que aparenta mesmo é que o "verdadeiro" objetivo da Lotus era ver se aqueles pontos que eles levantaram junto a FIA, os quais seriam contra o regulamento, na verdade são os "pontos" em que se baseiam o projeto do Drs Duct DELES. 
Ai se a "reclamação disfarçada" passasse pela FIA, a Lotus saberiam que o Drs Duct deles é legal, bora instalar o mais rápido possível no F1.....sacou a manobra?
Tudo para não levantar suspeitas.
Mas com certeza já levantou....



O segundo Fato seria da Ferrari, esse com indícios bem mais visuais:
  
Nesta semana de GP da China, alguns detalhes da asa traseira da Ferrari me chamaram a atenção.
E olhando a fundo a traseira da Ferrari, constatei alguns pequenos e estranhos indícios de minha teoria. 
Repare nas fotos. 

Veja como a asa superior mantém um espaçador preto em suas laterais. Em alguns pontos parecem haver pequenas saliências que poderiam ser os pontos de entrada de ar. 


E as paredes laterais parecem ser levemente espessas, acomodando "supostos" dutos ( não tão grandes e salientes como os da Mercedes ).
Estes dutos, ao invés de irem para a frente como na Mercedes, poderiam estar desembocando lá em baixo no assoalho, bem na frente do difusor, como eu havia descrito anteriormente. ( veja na foto abaixo ).




Mas neste caso, o ar acelerado é jogado diretamente SOBRE o difusor, e não para baixo dele ( em uma versão um pouco mais simplificada que a de minha teoria ).

Então, mais uma vez digo, na F1 nem tudo parece o que realmente é.....fique beeemmmm ligado que vc enxerga as "traquitanas aerodinâmicas" e como elas teoricamente funcionam. 


Autor dessa matéria: Ubiratan Bizarro Costa - designer industrial automobilístico. 

contato@bizarrodesign.com.br

www.bizarrodesign.com.br
www.criaforma.com.br

Comentários

VEJA TAMBÉM:

COMO FUNCIONA O ESCAPE COANDA

FUNCIONAMENTO BANCO DE MACACO

HALO B2

COCKPIT F1 BD