Postagens

Mostrando postagens de junho 30, 2016

PCP ( protetor de cockpit ) 7 anos de projeto, a outra opção apresentada na FIA.

Imagem
Alguns dias após o acidente de Henry Surtees e Felipe Massa em 2009, foi criado no Brasil o projeto de um dispositivo de segurança de cockpits, o PCP, com design de barras laminares sobre a cabeça do piloto. Na época discutido em alguns sites europeus e nacionais com alguns fãs da F1. Depois de muitas conversas com o diretor da FIA Charlie Whiting, e de um convite pessoal dele, apresentei em 2012 o PCP  na sede da FIA em Paris para os engenheiros do grupo O.C.R.G de cockpits abertos, os mesmos envolvidos no atual projeto do Halo. Desde lá já foram desenvolvidos mais de 14 modelos diferentes de PCP, todos discutidos com a FIA ao longo destes anos e enviados para algumas equipes em anos anteriores. Mas estas equipes sinalizaram que em quanto a FIA não determinasse, nada seria observado sobre este tipo de dispositivo para a F1. E agora em 2016, a FIA finalmente determina o uso de dispositivo de proteção de cockpit nos carros da F1 para seu possível uso em 2017. Testa e aprova