ALETAS "V" ( difusor )






Com a proibição dos difusores duplos em 2011, todas as equipes buscam soluções para compensar a falta de downforce dos atuais difusores simplificados.



Partindo desse objetivo, criei esse dispositivo onde desenvolvi aletas juntando os antigos difusores duplos com o princípio básico dos TUBOS VENTURI. Tais aletas são bipartidas e possuem em seu interior um mini aerofólio em formato de funil com uma pequena abertura em sua lateral. O principal objetivo é acelerar ainda mais o ar que passa por baixo do difusor, entrando nas aletas em V, acelerando e provocando baixa pressão, conseqüentemente aumentando o donwforce.




Isso era justamente o que o difusor duplo fazia com grande precisão.




Mas hoje, com a proibição de aberturas no assoalho do carro, esse efeito foi diminuído drasticamente e as equipes buscam vários outros sistemas para compensar essa falta de donwforce. Exemplo disso são as saídas de escapes frontais e difusores queimados ou soprados, usados pela Lotus, Redbull, Ferrari, Mclaren, entre outras.




Dai o modelo de aleta V baseada nesse princípio que pode aumentar um pouco mais a eficiência dos atuais difusores simplificados.




Para tirar dúvidas, fiz alguns experimentos para testar o princípio físico básico desta teoria onde obtive alguns resultados interessantes.




Sendo a física igual em todos os lugares, acredito que se uma equipe de F1 testar esse difusor com aletas em V em um sistema CFD de alta precisão, acharão melhores formas de desenvolvelo, aumentando ainda mais os resultados aerodinâmicos e o downforce geral do carro.






Demonstro minha criação através das ilustrações abaixo.






Desenvolvi dois modelos, um com aletas V centrais e outro com aletas V laterais. Este ultimo mais interessante pois pode ser somado as saídas de escapes laterais embutidas ( os chamados difusores queimados ), já usados pela Redbull e Ferrari nesta temporada de 2011.



Aletas V - laterais











Aletas V - centrais





Autor do projeto: Ubiratan Bizarro Costa ( designer industrial automobilístico )

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