Blog para quem quer saber mais a fundo como funcionam os dispositivos aerodinâmicos nos carros de F1, design técnico e engenharia da Fórmula 1, textos e sketches explicativas, projetos, maquetes, protótipos, etc.
veja também: www.criaforma.com.br e www.bizarrodesign.com.br
Asa dianteira Alfa Romeo F1 2019 possível funcionamento
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Seria esse o grande segredo do real funcionamento da asa dianteira da Alfa Romeo? Aguardemos os novos acontecimentos para 2019.
PROJETO PCP ( protetor de cockpit ) Este equipamento ( em seus inúmeros modelos listados abaixo ) é apresentado para Charlie Whiting e os engenheiros da FIA, desde 2012. Quem sabe um dia sirva para ser adotado e instalado nos F1 ( vide fotos das reuniões com a FIA no final desta matéria ). Conheça todos os modelos de PCP e seus detalhes abaixo: (foto de visão real do piloto Lucas di Grassi testando os pneus Pirelli - câmera montada diante de um de seus olhos ). Foto de visão real do piloto com simulação ( básica ) do PCP instalado no cockpit. - PCP é encaixado e travado ao cockpit Pode ser destravado automaticamente e retirado pelo piloto juntamente com o volante, ou por botão externo ( em caso de retirada do piloto pelos paramédicos ). - As barras do PCP se tornam exelente apoio acima da cabeça, permitindo que o piloto saia do carro mais rápido ainda.. - O piloto pode entrar e sair normalmente ( e rapidamente ) do carro por entre as barras mes
Estudos para melhorias aerodinâmicas em monopostos F1. de criação e autoria de Ubiratan Bizarro Costa. Ai vão algumas de minhas ideias referentes a aerodinâmica dos carros de F1 sugeridas quem sabe para um futuro próximo ( ainda que sejam um exercício de criação ). É claro que muitas mudanças serão feitas nos carros para as próxima temporadas, mas essas ideias , mesmo que aparentemente pequenas, podem dar um ganho de downforce e velocidade geral no carro, mas principalmente proporcionar uma melhora de condições para ultrapassagens . Procurei acompanhar algumas soluções que já são utilizadas atualmente nos carros, só que adaptando e usando-as em outros lugares, evitando assim sair o mínimo possível do regulamento da F1. Incluí alguns elementos de outras áreas como a naval ( juntando outras ideias minhas já mostradas neste blog ). Como visto na figura abaixo o padrão aerodinâmico dos carros de F1 gera uma turbulência após o ar percorrer toda a carroceria do carro. E diminuir
Escapes Coanda ( modelo Sauber 2012 ). Quando o F1 está em altas velocidades, os escapes sopram mais em direção as pequenas aletas aerofólios localizadas atrás das rodas junto aos dutos de freios traseiros (seta vermelha). Isso gera um grande ganho de downforce diretamente sobre as rodas traseiras, e consequentemente maior aderência e tração dos pneus. Em baixas velocidades ( como em curvas de baixa ), o ar mais frio e denso que passa sobre os sidepods (seta verde) ajuda a empurrar os jatos dos gases dos escapes para baixo (seta amarela). Mas o principal item desta inovação são as canaletas curvas nas saída dos escapes. Elas fazem com que o ar "cole-se" a elas e seja jogado para baixo, provocando o famoso efeito coanda ( setas laranjas ). Isso possibilita que os escapes passem a soprar a fenda entre o difusor e as rodas traseiras, fazendo com que esse ar quente e acelerado sopre “sob” o difusor, um dos pontos chaves na aerodinâmica do F1. Mas um model
É bem legal ficar olhando um carro de F1, cheio de detalhes técnicos aerodinâmicos, etc, etc. Mas tem muitas partes estranhas que nem sempre dá pra saber para que servem exatamente. Por exemplo, você sabe como funciona um banco de macaco no F1? Pode parecer outra asa miniatura dentro da asa grande para aumentar ainda mais o downforce do F1. É e não é..... Como assim? Existem vários tipos de "banco de macaco", uns mais retos imitando pequenas asas traseiras, outros mais curvos com placas laterais, curvos sem placas, etc, etc. Então resolvi mostrar mais ou menos como esse dispositivo teoricamente funciona. É um efeito aerodinâmico um pouco complexo para explicar, mas tentei simplificar ao máximo aqui, espero que ajude. Fiz uma modelagem e simulação básica em CFD para visualizar melhor este efeito. E depois de horas analisando seu funcionamento, comprovei que existia muito mais do que eu imaginava em minha teoria. A coisa funciona mais ou menos assim: Par
Asa dianteira expansível Criei uma série de projetos de dispositivos que denominei: Série dispositivos termo expansíveis para a F1 (e carros de corrida afins). O regulamento da Fia proíbe asas dianteiras flexíveis, ou seja, que possam baixar suas laterais com a pressão aerodinâmica ficando mais próximas do chão, aumentando o downforce na dianteira do carro. Tal flexibilidade está sendo muito contestada nos carros da Redbull desde 2010 pelas outras equipes. Em algumas fotos comparativas na net dá pra se notar essa maior proximidade do solo em relação aos outros carros. Mesmo sendo contestada, as asas da Redbull passam normalmente pelos testes de flexibilidade da Fia, por tanto são legais. Então como funcionam as eficientes asas dianteiras projetadas por Adrian Newey? Isso é um mistério que todas as equipes querem saber. Quem sabe essa não é uma pista? Baseado nesse fato, criei e desenvolvi um sistema que pode ajudar no aumento de donwforce nas asas dianteiras do F1 simulando uma "f
Já pensou ter em casa seu próprio simulador cockpit F1 parecido com aqueles que os pilotos de F1 usam para treinarem em suas equipes durante o campeonato? Agora ficou mais fácil.... Dentro do COCKPIT F1 BD a sensação de pilotagem de um modelo fórmula é bemmm AMPLIADA e a imersão no game é praticamente total.... Posição de pilotagem quase "deitada", igual ao de um piloto de F1, dimensões próximas as de um cockpit de F1 real. Instale seu volante e pedais joystick, coloque sua TV ou monitor do PC na frente, ligue seu game de F1 predileto e sinta praticamente a mesma emoção e dificuldades de um piloto dentro do F1 nas pistas pelo mundo. Mesma visão de um piloto dentro do F1, posição e sensação dos pés elevados na pedaleira, volante na altura dos olhos, deitado em um acolchoado sobre o chassi, "dificuldades" de entrar e sair do cockpit como as do piloto de F1, DENTRO de um ambiente "justo" para seu corpo, sem porta copos, pinduricalh
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