PROJETO DIFUSOR EXPANDIDO


Criei uma série de projetos de dispositivos que denominei:
Série dispositivos termo expansíveis para a F1 (e carros de corrida afins).



Partindo do mesmo princípio físico aplicado em minha outra criação ( asa dianteira expansível ), trato da ampliação de downforce sobre o difusor convencional.






Com a constante utilização do fluxo de ar dos escapamentos para gerar maior downforce sobre os difusores simplificados, as equipes instalaram blindagens de calor sobre as partes de assoalho e difusores que entram em contato com esse fluxo de ar próximo dos 1000º de calor.



Aproveitando esse gancho, criei um dispositivo que se baseia na utilização dessas mesmas chapas metálicas de blindagem já instaladas nos F1.




Funcionamento: Na ponta da chapa de blindagem de calor é instalada uma pequena área em triângulo de liga de metal sensível ao calor ( liga de níquel e ferro com bronze ). Esta área, quando recebe o fluxo de ar quente do escap. se curva expandindo para cima criando um maior "ângulo de ataque" sobre o plano do difusor. Esse aumento no angulo de ataque gera maior inclinação no ar passando por ele, consequentemente maior downforce sobre o difusor.





Esse ângulo não precisa ser muito grande. Acrescentar 1mm na inclinação já alteraria o donwforce sobre o difusor, imagine então acrescentar mais 5mm, 6mm, etc ( de acordo com o que os engenheiros projetarem para melhor resultado ). É claro que a inclinação do difusor não pode ser alterada devido ao regulamento. Mas as atuais chapas de blindagem podem passar a fazer os dois serviços, proteger do calor e gerar mais downforce sobre o difusor. Esse dispositivo tem uma certa vantagem de não ser tão facilmente detectado, pois se encontra dentro de peças que já estão sendo comumente usadas.





Então fica ai mais essa minha idéia de dispositivo aerodinâmico para ser usada em um carro de F1.





Veja a explicação de funcionamento na ilustração abaixo:











Autor desse projeto: Ubiratan Bizarro Costa ( designer industrial ).







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