Entenda como funcionam as "estranhas" aberturas no assoalho da RBR

A RBR passou a apresentar nessas últimas corridas 2 pequenas ( estranhas ) aberturas em seus carros. Ficam localizadas no assoalho, uma de cada lado do final dos sidepods, logo a frente do difusor. Aparentemente já seriam dispositivos aerodinâmicos inspirados nas futuras regras de proibição dos difusores soprados para 2012.




Como funcionam?
O ar que passa pela base dos sidepods entra acelerado pelas aberturas no assoalho, passam por canaletas embutidas, as quais desembocam na abertura inferior (50mm) de entrada  do motor de arranque portátil, saindo por baixo do difusor. Isso faz com que o ar acelerado baixe a pressão sob o difusor promovendo maior downforce sobre toda a traseira do F1. 


Mas isso não é proibido?
A FIA proíbe quaisquer aberturas em baixo do difusor, como existiam nos difusores duplos de 2010.
Mas a única abertura permitida é justamente a de 50mm de entrada do motor de arranque portátil ( a que os mecânicos usam para ligar o motor do F1). Sendo assim, estão usando essa mesma abertura para fazer o ar de cima do assoalho sair acelerado por baixo e por dentro dela, promovendo o aumento superior de downforce ( como sempre algo inspirado nos antigos e incríveis difusores duplos).

  
Provavelmente outras equipes também usam abordagens "parecidas" deste mesmo princípio que poderiam estar sendo "camufladas" na base, por dentro das carenagens dos sidepods ( usando a saída do ar que entra neles passando pelos radiadores), tudo sem deixar aberturas visíveis. Mas isso pode não ser tão eficiente quanto essas "externas" da RBR, dai o grande risco de exibilas.

E qual é o ganho disso?
A provável idéia é (2 em 1): compensar o máximo possível as perdas de downforce sem a aceleração contínua por mapeamento de motores, e quando o difusor não puder mais ser soprado pelos gases dos escapes em 2012.
É claro que para os carros da RBR de 2012 este dispositivo possa não ser exatamente assim, mas é muito provável que já estejam testando ( durante um bom tempo de 2011 ) dispositivos para entenderem melhor os princípios de como a coisa toda vai se comportar sem o difusor soprado e "refinarem" o dispositivo para usarem nos futuros carros de 2012, e assim saindo na frente mais uma vez.......

Autor ( texto e imagens ) : Ubiratan Bizarro Costa - Designer industrial automobilístico
@biradesigner2

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