FENDA CAMUFLADA NOS ESCAPES DA CATERHAM

Nos testes iniciais da F1 a Caterham surpreendeu com alguns avanços em seu modelo para a temporada de 2013.
Mas o que mais chamou a atenção foram pequenos detalhes interessantes em seus escapes, os quais podem ser o início de uma segunda forma  mais eficiente de se explorar o efeito coanda.

A equipe instalou uma aleta horizontal na parte final da canaleta de escoamento. Isso demonstra uma tentativa de fazer com que o ar do escape saia mais concentrado e direcionado para a fenda lateral do difusor traseiro ( algo parecido com o efeito "gota coanda", lembra?.....).

Mas este não é o ponto principal.... Na frente desta aleta parece existir agora uma pequena abertura na base da canaleta de escoamento ( destacada em vermelho ).
Se for, esta abertura provavelmente poderia estar sendo usada para alimentar o centro do difusor.

Como funcionaria:



Teoricamente poderiam estar usando um duto sob a fenda do escape ( destacado em amarelo ) que levaria parte do ar soprado do escape ( pequena seta laranja ) diretamente para a abertura de 50mm de acionamento do motor de partida externo. Isso aceleraria ainda mais o ar sob o centro do difusor (  grande seta laranja ), somando assim dois pontos do difusor soprados pelos escapes, as laterais e o centro. Isso daria uma boa pressão aerodinâmica sobre o difusor, já que o ar acelerado dos escapes é bem mais forte e eficiente que o ar externo, aumentando ainda mais a aderência dos pneus traseiros.

Se realmente for esta a função desta pequena abertura na canaleta dos escapes ( o que tudo indica ), seria uma forma bem mais eficiente de soprar o centro do difusor, superando a que Adrian Newey criou nas RBRs, com dutos externos alimentados pelo ar que contorna os sidepods.


Estas possíveis formas de explorar os escapes coanda eu já havia mostrado nestas matérias, e agora os primeiros indícios desta forma de se explorar o efeito coanda em 2013, começam a surgir.

http://www.designerbira.blogspot.com.br/2013_02_11_archive.html

Parece que este ano a equipe verde está pondo as manguinhas de fora e não veio mais tão "nanica" assim.
Se a Caterham beliscar algumas boas posições, e quem sabe até alguns pontinhos neste campeonato, não duvido nada do Sr. Adrian partir rapidamente para algo nestes moldes, incluindo este detalhe em seu atual modelo de escape. Se isso ocorrer, ai o bicho fica ainda mais poderoso, e a Mclaren ( Ferrari e outras ) nem vão ver a poeira dos carros ROXOS....rsrsr.



Comentários

  1. Cheguei até o seu site através do link em seu comentário no blog do Gomes.
    Sençacional, parabéns pelo trabalho.

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  2. Legal saber que vc também curte a parte técnica da F1. E vai ter mais assunto interessante vindo por ai...vl.

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