Novo dispositivo no escape coanda da Ferrari


Nos treinos para o GP da Espanha, a Ferrari testou um novo modelo de escape coanda. Este modelo não tem mudanças visuais em sua carenagem externa, mas observando melhor sua parte interna, nota-se uma leve mudança no bocal do escape.



Foi introduzido um "segundo" novo bocal com formato mais retangular  ( destacado em amarelo ), logo acima do bocal circular dos escapes  ( destacado em vermelho ).



Como enxergo seu possível funcionamento:



Este novo bocal retangular  provavelmente é uma abertura que desvia parte do ar vindo dos sidepods, jogando um jato de ar logo acima do jato de ar quente dos escapes. 



Como o bocal é retangular, este forma um jato de ar mais "achatando" ( seta azul ), o que ajuda a criar um tipo de barreira horizontal concentrando ainda mais o jato de ar dos escapes evitando que o mesmo se dissipe. Isso os empurra para baixo e para entrarem na fenda entre o difusor e as rodas traseiras ( seta laranja ), soprando assim a parte inferior do difusor com maior eficiência.



Mas a coisa não para por ai, acredito que a intenção maior deste novo dispositivo seria jogar um pouco mais de ar frio misturado ao ar quente dos escapes. Isso ajudaria a evitar um desgaste maior dos pneus por superaquecimento, um dos maiores problemas enfrentados pela maioria das equipes neste campeonato. 

Mesmo os pneus tendo uma fita térmica protetora no lado interno, ainda assim o ar quente dos escapes pode colaborar para acelerar a degradação dos pneus traseiros. Principalmente quando se está usando o jogo de pneus macios, se aquecerem acima da temperatura ideal, começam a soltar ainda mais pedaços, terminando mais cedo com a brincadeira na pista.
Dai um refresco na temperatura dos jatos dos escapes pode ser muito bem vinda e ajudarem a estender o tempo de duração dos pneus traseiros, nem que seja por alguns preciosos segundos a mais...
E quem conseguir fazer isso com maior eficiência, leva grande vantagem ao longo das voltas. 

Então, se este novo dispositivo vai funcionar não sabemos, mas parece que esta, e outras atualizações na Ferrari já surtem alguns efeitos ajudando a Alonso e Massa a terem bons resultados nos testes do GP da Espanha.
Resta saber se com esta atualização, a Ferrari será páreo para a RBR neste e nos futuros GPs.



Autor: Ubiratan Bizarro Costa
designer industrial automobilístico

@biradesigner2


Aplicativo F1 para celular

Novo App para os que curtem F1 e querem saber mais a fundo como funcionam os dispositivos aerodinâmicos usados nos carros de F1, seu design técnico, segredos dos dispositivos rolando no campeonato, engenharia da Fórmula 1, etc. Link de instalação: universo.mobi/designer_bira_analise_tecnica


Comentários

  1. Eu trabalho com escapamentos prontos e feitos com projetos de acordo com o cliente pede pra fazer. Eu tenho o interesse de melhorar meu serviço. vocês dão algum curso de aperfeiçoamento? Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

VEJA TAMBÉM:

Reunião com Charlie Whiting FIA Interlagos 2017

A teoria do possível "segredo" da asa traseira da Ferrari

COCKPIT F1 BD

O ACIDENTE DE MASSA E A MORTE DE AYRTON SENNA PODERIAM TER SIDO EVITADOS COM O USO DO PCP?

Design de Protetores de cockpit tipo ESCUDO

PCP TARGA