Bandeja T RBR, dispositivo descoberto?
Em Maio de 2011 eu havia criado um dispositivo que
denominei Bandeja T expansível. A ideia era controlar a altura da atual Bandeja
T do F1 aplicando um sistema de calor para expandir a liga metálica nessa área,
e assim melhorar seu desempenho aerodinâmico do F1.
Veja toda a explicação da criação e funcionamento
deste dispositivo em minha matéria de 15/05/2011. E parece que a coisa se confirmou.....
No GP da Coréia de 2013, a câmera térmica
do carro de Webber captou uma curiosa imagem que chamou a atenção da área
técnica de algumas equipes. Nas imagens das novas câmeras térmicas recentemente
divulgadas para o público, fica claro o calor dos pneus e entrada de ar dos
sidepods. Mas nesta imagem algo mais aparece, repare no canto inferior direito,
abaixo do carro. Ali fica a bandeja T, um importante componente aerodinâmico que
controla toda a entrada de ar abaixo do assoalho, e como ele vai ser direcionado
até o difusor.
imagem Formula1.com
Esta bandeja tem uma altura padrão no regulamento,
e no passado já foi levantada a questão de que os carros da RBR estariam
abusando desta altura mínima, mas que passavam nos testes de flexibilidade da
FIA, etc.
veja explicação nesta matéria :
Então, já se sabe que a RBR instalou
recentemente um reforço de liga metálica na ponta da bandeja T, justamente para
suportar estes testes da FIA ( é o que foi divulgado para a imprensa ). E muitos
já falaram também que é apenas o calor gerado pela ponta da bandeja raspando na
pista.
É justamente ai que entra a questão. Se raspasse tanto para criar tamanho
calor a ponto de ser detectado pela câmera, que é controlada pela FIA para
captar praticamente apenas o calor dos pneus (para não revelar os segredos para
outras equipes). E em um local que não é comumente visto nos outros carros,
então esta altura da Bandeja T da RBR já estaria totalmente fora do regulamento,
e o teste da FIA já teria pego a falha. Aliás eles nem precisariam por na
bancada de testes, bastava assistir a corrida para ver a enorme quantidade de
faísca saindo sem parar debaixo das RBR para criar tamanho calor, e esta imagem
da câmera já teria comprovado isso.....
E na imagem, a Bandeja T do carro de Webber não
está raspando na pista ( não solta e espalha faiscas pelas laterais, muito menos em uma reta). Está tudo na altura certa, pelo menos é o que se
acha.....
E a FIA continua testando e aprovando as bandejas T
da RBR que passam numa boa. E durante a corrida as RBR não raspam o fundo
absurdamente além do que raspam os outros F1, tudo dentro do normal.
Então por que a bandeja T da RBR fica tão quente assim? De onde vem sua fonte de calor? Kers talvez...?
Então por que a bandeja T da RBR fica tão quente assim? De onde vem sua fonte de calor? Kers talvez...?
Será que Adrian visitou meu blog? É bem
improvável.......
Mas que a teoria de dispositivo termo expansível que criei em 2005
se encaixa muito bem, a isso não dá pra negar....fica uma certa pulga atrás da
orelha.....
E aqui fica confirmada a teoria do funcionamento deste novo dispositivo da RBR.
http://www.formula1.com/news/technical/2012/873/985.html
E aqui fica confirmada a teoria do funcionamento deste novo dispositivo da RBR.
http://www.formula1.com/news/technical/2012/873/985.html
Quanta baboseira.
ResponderExcluirE aqui fica confirmada a teoria do funcionamento deste novo dispositivo da RBR.
Excluirhttp://www.formula1.com/news/technical/2012/873/985.html