SIDEPOD STIRLING
A partir de 2014, o que
poderá surgir com a nova F1.
SIDEPOD STIRLING
Um interessante dispositivo que pode manter algum ganho aerodinâmico no difusor, o qual será comprometido pela proibição dos escapes coanda.
Como
funciona:
SIDEPOD STIRLING
Um interessante dispositivo que pode manter algum ganho aerodinâmico no difusor, o qual será comprometido pela proibição dos escapes coanda.
Com o calor irradiado dos coletores dos escapes do motor, o diafragma flexível bombeia em alta velocidade, empurrando e pressurizando o ar nos dutos de saída que o ejeta "acelerado', diretamente sob o centro do difusor ( na entrada traseira de 5,0 cm do motor de arranque ).
Sendo assim esse sistema se torna uma espécie de pequeno "compressor de ar de membrana" para o difusor, substituindo em parte, os efeitos aerodinâmicos do escape coanda ( misturando um pouco os efeitos do antigo difusor soprado ).
Qual a
vantagem?
Esse sistema mantém parte do ar que era
acelerado sob o difusor, continuando assim a ainda gerar "algum" downforce sobre
ele. E por serem totalmente camuflados, embutidos sob a carenagem do F1, os
mesmos não afetam a aerodinâmica, causam arrasto, ficam
visíveis,etc.
Esse sistema não tem nada a ver com o fluxo de ar dos escapes, nem usa sistemas eletrônicos, acionamento pelo piloto, etc. É totalmente autônomo, operado pelo calor interno irradiado dos coletores do novo modelo de escape do F1. É simples, prático, e objetivo.
E esta é a grande vantagem, por serem autônomos, continuam soprando o difusor ininterruptamente, mesmo nas curvas de baixa. Ou seja, independentemente da aceleração e uso de mapeamento de motor, o F1 manterá algum donwforce na traseira durantes as curvas.
Isso é loucura......., como este dispositivo vai funcionar sem eletrônica, por mágica?
Simples, é pura física.
Já ouviu falar do "motor
Stirling"?
O dispositivo é praticamente um simples e pequeno motor de Stirling que bombeia o ar acelerado nos dutos até sob o difusor gerando downforce.
O dispositivo é praticamente um simples e pequeno motor de Stirling que bombeia o ar acelerado nos dutos até sob o difusor gerando downforce.
Funciona mais ou menos
assim:
Um êmbolo, impulsionado pela diferença de temperatura entre um lado e outro ( internamente quente pelos coletores de escape, e externamente mais frio pelo ar que passa sobre a placa do sidepod, sobe e desce empurrando o diafragma, o que causa o efeito de bombeamento do dispositivo ( baseado no desenho em corte abaixo que eu havia criado para outro dispositivo ).
Um êmbolo, impulsionado pela diferença de temperatura entre um lado e outro ( internamente quente pelos coletores de escape, e externamente mais frio pelo ar que passa sobre a placa do sidepod, sobe e desce empurrando o diafragma, o que causa o efeito de bombeamento do dispositivo ( baseado no desenho em corte abaixo que eu havia criado para outro dispositivo ).
Então quem sabe o SIDEPOD STIRLING, alimentando o difusor por bombeamento térmico, de alguma forma também não surja para as próximas temporadas.
Adrian Newey e seus amigos que o digam.
Se
eu fosse Designer de uma das nanicas por exemplo, não pensava duas vezes em
testar algo como esse dispositivo, vai que cola ( ou acaba de vez com a equipe.......rsrsrs).
Autor desse projeto: Ubiratan
Bizarro Costa. - designer industrial automobilístico.
@biradesigner2
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