NOVOS BICOS DA RBR E MERCEDES TERIAM DISPOSITIVO CAMUFLADO?
Alguns novos carros apresentados para o campeonato
de 2013, mesmo com o atual regulamento , ainda conservaram um "certo" degrau no
bico.
A FIA sugeriu o uso de uma tampa sobre o degrau,
escondendo este formato, o que foi seguido pela maioria das equipes desta
temporada.
Mas equipes como a RBR, MERCEDES e LOTUS são as que
ainda insistem neste formato destoando um pouco do resto do atual pelotão.
E além do degrau, ainda que mais suave, algo a mais
me chamou a atenção especificamente no atual bico da RBR e Mercedes. Repare que
agora são mais longos, finos e os postes verticais que suportam a asa dianteira
são levemente curvos projetando a asa o mais para frente possível.
Analisando este formato, juntando com os fatos
ocorridos no final de 2012, justamente com estas duas equipes, acredito que
teremos novos capítulos no desenvolvimento e uso de um dispositivo que eu já
havia comentado no ano passado e que alguns
acharam a teoria um tanto absurda.
( no ano passado só encontrei dois sites técnicos
discutindo esta mesma teoria... ).
Recentemente estas equipes meio que alegaram que
não usaram a tampa sobre o bico por ela acrescentar peso a mais sem oferecer uma
função muito válida para isso.
Este tipo de alegação dá mais pistas ainda de minha
teoria. Acha mesmo que não usaram a tampa sobre o degrau só por que acrescenta
algumas gramas inúteis ao peso final do carro?
não se engane......
Basta ler os sinais, repito, aparentemente a asa
dianteira da RBR ( e agora também a da Mercedes ), são na verdade grandes
AMORTECEDORES DE MASSA disfarçados de asa dianteira. A coisa toda está lá, na
frente dos olhos de todos ( e agora melhor do que antes ) mas poucos até agora
quiseram enxergar, ou admitir.
A tampa não está lá por que pesa e é inútil.....
Ela não está lá simplesmente pelo fato de que se a fixarem sobre o bico, vai
meio que "reforçar" toda a estrutura do conjunto, principalmente na base mais
larga que se liga a frente do cockpit.
Certo mas e dai?
Dai que se ela reforçar mais a base do bico, vai
endurecer o local atrapalhando todo o movimento vertical flexível da asa como um
todo, prejudicando o efeito de PÊNDULO VERTICAL que as novas asas vão fazer mais
ainda.
E é ai que entra o bico ainda mais fino e longo do
que antes, justamente para fazer com que a asa dianteira fique o mais distante
da roda dianteira e balance com seu peso o mais facilmente possível, provocando
o movimento de PÊNDULO VERTICAL desejado.
Isso tudo usando apenas a flexibilidade natural do
atual conjunto.
Nos testes fixos da FIA a asa passa numa boa. Mas
nas pistas, juntando a flexibilidade da fibra, o efeito mola dos pneus, o
balanço da suspensão e a aerodinâmica previamente projetada, o conjunto funciona
perfeitamente bem, como um grande AMORTECEDOR DE MASSA.
(veja mais detalhes de como funciona o efeito nesta matéria de 2012)
http://tazio.uol.com.br/blog/telemetria/o-funcionamento-da-asa-flexivel-da-red-bull/
(veja mais detalhes de como funciona o efeito nesta matéria de 2012)
http://tazio.uol.com.br/blog/telemetria/o-funcionamento-da-asa-flexivel-da-red-bull/
Talvez o assunto ainda não esteja rodando com
força por ai. Mas espere as corridas pegarem ritmo para esta teoria começar a
pipocar na imprensa mundial.
"Rumores indicam que a RBR ( ou Mercedes ) está
usando um novo efeito semelhante as Renauts de 2006, etc, etc...."
Na F1, nem tudo é o que parece, fique de
olho....
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