O POSSÍVEL E INTRIGANTE NOVO MODELO DE DRS PASSIVO DA RBR
Nos treinos atuais, a RBR testou seu sistema de DRS
PASSIVO, assim como algumas outras equipes, com o modelo de poste central
vertical instalado abaixo do centro da asa traseira.
Mas uma possível segunda versão desse
sistema apresentado pela RBR se mostrou bastante "diferenciado" do modelo
baseado na Lotus.
Se realmente existe, o dispositivo seria uma
pequena peça curva instalada acima do perfil da asa inferior do aerofólio
traseiro. Nada chamativa, totalmente discreta e
inocente.
Mas como poderia ser seu possível real
funcionamento?
O ar que passa na base curva dos side pods, entra
acelerado em um dos dutos abaixo da carenagem dos escapes coanda ( seta verde
).
Uma possível teoria seria que tal
duto estaria ligado internamente a peça curva do novo dispositivo ( destacada em
amarelo).
Sendo assim, este duto jogaria o ar da base dos sidepods diretamente
para cima e para dentro do dispositivo, o qual se junta ao ar que também é
jogado do duto de ventilação atrás da tampa do motor ( setas vermelhas) apontado
diretamente para o novo dispositivo.
Ambos jatos de ar podem estar sendo canalizados
para dutos embutidos dentro da pequena asa da base do aerofólio traseiro, os
quais se bifurcam e são enviados para dentro das placas laterais
subindo e desembocando diretamente na fenda de encaixe da asa superior do
aerofólio ( setas laranja ).
Certo, mas para que isso?
Esses dois jatos de ar saem contornando a parte
de BAIXO da asa superior, fazendo com que o ar que passe por baixo seja mais
acelerado que o que passa por cima, criando assim menor pressão aerodinâmica
sobre a asa traseira ( efeito Stol ).
Ai o dispositivo trabalha da mesma forma que o de
poste central, que diminui o downforce da asa traseira em altas velocidades como
nas retas e curvas de alta, menor pressão aerodinâmica maior velocidade final.
Ou seja, é um tipo de "turbo" do DRS.
Esse dispositivo de DRS PASSIVO, ainda é algo meio
complicado, que os engenheiros das equipes estão quebrando a cabeça para
melhorarem e tornarem um sistema mais confiável e seguro para uso efetivo.
Porém, analisando este possível novo modelo da RBR,
três coisas me chamam a atenção de imediato:
1 - Seria alimentado por 3 entradas localizadas em
áreas com grande volume de ar passando acelerado ( duas na base dos sidepods e o
bocal central de ventilação da tampa do motor ). Os pontos mais lógicos para
isso.
2 - Teria maior quantidade de ar soprando dois pontos da
asa, e não apenas um como no modelo de poste central da Lotus, Sauber, Mercedes.
Resultado, mais eficiente.
3- A ausência de poste central, pode melhorar
ainda mais a aerodinâmica por não ter mais nenhum grande elemento atrapalhando o
fluxo de ar no centro da asa traseira.
Sendo assim, este modelo se mostra bem interessante
e possivelmente mais promissor que o de poste central. E se o Sr. Adrian
realmente conseguir domina-lo, ai acho que as outras mal desenvolveram seus DRS
PASSIVOS e já estarão com modelos "obsoletos" de poste central.....
É o design e engenharia da RBR trabalhando
incessantemente para melhor "atrapalhar" o campeonato de "Don Alonso" e das
demais rivais.....rsrr.
Autor: Ubiratan Bizarro Costa
designer industrial automobilístico
@biradesigner2
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