"O dia em que um ilustre desconhecido ousou entrar no mundo técnico e intocado da F1."

Quinta feira, um dia antes do primeiro treino livre para o GP de Interlagos 2012. Estaciono o carro na porta de Interlagos.

Atmosfera agitada, vários seguranças, funcionários, repórteres, carros entrando e saindo, etc.
Caminho até os seguranças no portão Sete, respiro fundo....
Boa tarde, eu tenho uma reunião agora as 14:00 com Charlie Whiting, vc poderia avisa-lo que estou aqui?
Os seguranças se entre olham....
Com Charlie Whiting?
Rádio na parada.....depois de muitas "copiadas"....
O Sr entre e vá por aquela entrada, caminhe até a administração lá adiante.
ESTOU DENTRO DE INTERLAGOS ( sem pagar nada.....)
Faço o trajeto e chego na atendente da administração de Interlagos: 

"Boa tarde, eu tenho uma reunião agora as 14:00 com Charlie Whiting, vc poderia avisa-lo que estou aqui?
Com quem?
Conversa vai, outros dois seguranças são chamados, rádios passados um para o outro......tudo confuso. 13:35H, e nada de alguém dar uma solução.
O Sr. precisa ir até a Torre de comando que fica no Padok, parece que o Sr. Whiting está lá.
Lá vou eu, mais uma caminhada, escadas, com lap top pendurado no ombro, caixa com maquete na mão, solão na cabeça, ansiedade comendo solta......
Portão de entrada do Padok, mais 6 seguranças:
Boa tarde, eu tenho uma reunião agora as 14:00 com Charlie Whiting, Ele está na torre de comunicação, vcs poderiam avisálo que estou aqui?
Os seguranças se entre olham....
O Sr não pode entrar aqui sem a CREDENCIAL......( a mãe das credenciais, a RAINHA delas, a barra de ouro em forma de crachá pendurado no pescoço, aquela que só os Deuses possuem ).
-" Mas vai dar 14:00H e a reunião vai começar,  Sr. Whiting precisa saber que estou aqui, diga que é o BIRA DESIGNER .....
( opa, um designer sei lá..., pode ser um cara que projeta esses carros, vai saber, melhor deixar passar...).
O segurança passa o rádio para a torre.....Certo, ele está lá...O Sr. me acompanhe.
ESTOU DENTRO DO SOLO SAGRADO, onde só os escolhidos podem desfrutar, parece solo Europeu, e de outras partes do mundo, no Brasil.
o inglês domina...
Subimos as escadas, entramos dentro do grande salão de festas VIPÉRRIMO, onde o ingresso é o mais caro de todos, ingleses das equipes no bar, nas mesinhas, garçons, decoração sendo preparada.....atravessamos e saímos no terraço do Paddok.
O Sr. está vendo aquela pequena passagem no alambrado, passe ali e a escada da torre estará lá adiante.
Lá vou eu, paro na pequena passagem do alambrado que só passa um. Vem vindo outros dois caras com uniformes da Mclaren, conversando no sentido contrário. O primeiro passa, e o segundo quase me dá de ombro. Olho de relance, conheço esse cara......vixi, é o Button....devo estar no lugar certo....
Chego na escada da torre, outros dois seguranças.
Boa tarde, eu tenho uma reunião..... blá blá, parece que ele está lá em cima.
(olhar meio desconfiado, revista na parada ) O Sr pode subir, é no segundo andar.
Subo as escadas, salas meio desertas, um silêncio meio tenebroso, chego no segundo andar, porta da sala da FIA entre aberta.
TOC TOC - "Boa tarde, eu tenho uma reunião agora as 14:00 com Charlie Whiting."
A secretária me olha como se eu fosse um fantasma....
Ela olha para mim, para meu peito, para mim, para meu peito, sem nada pendurado, é claro ( como esse cara entrou até aqui, cadê a credencial  DE OURO desse sujeito?).
Quem é vc?
- Mas o Sr Whiting está muiiiiito atarefado, e não me passou seu nome.
Ela pega a agenda do homem e fala:
- Mas agora as 14:00 ele tem uma reunião na pista, não tem seu nome aqui...( tipo: acho que sua mentira acaba aqui...vou chamar os seguranças...)

- Bem, eu só sei que ele me mandou vir aqui hoje, nessa hora para a reunião.

Entrego meu cartão e digo, é referente ao projeto de design e do grupo OCRG DE PARIS, ele vai saber...
Desconfiadíssima, ela me manda aguardar na sala vazia ao  lado ( uma das que a imprensa faz a transmissão da corrida), e vai chama-lo.
Espero, espero, vista privilegiada para parte do autódromo e da largada. Olho para os lados e disfarçadamente tiro fotos rápidas com meu celular. Pensei, se me virem tirando fotos, sem credenciais, sozinho na sala da torre de comando, é espião, pôe pra fora agora.....Só me faltava essa....rsrs.





Mas tudo certo.
Os dois safety cars na pista dando um show de pilotagem e velocidade. O Mercedes SL 300 ( atual )  rasgava a reta da largada a toda. Eu estava vendo a hora que aquele piloto ia capotar nas curvas.... Algo me dizia que era o Button testando a pista com o pessoal da FIA, pois aquele limite de pilotagem só um profissional faz.
   
Os minutos passam, e eis que entra o HOMEM.....Charlie Whiting em pessoa, sorridente,.....Nice to meet you...
Muito simpático, pede para eu aguardar mais um pouco, fala que vai trazer mais alguém para a reunião e sai.
Uns 15 minutos  depois ele entra sozinho, fecha a porta e vamos a pequena mesa de reunião.
Agora somos nós dois, cara a cara com Charlie Whiting. ( do portão de entrada de Interlagos até o TOP do TOP, e sem nenhuma credencial...).
Com meu vasto inglês "the books on de table", já fui sacando a maquete da caixa (o que me salvou), meio que tentando explicar "macarronicamente" algumas funções. Mostro rapidamente a primeira opção ( PCP SUPERIOR), interessante....
Passando para a segunda opção ( PCP retrátil ), encaixo na maquete e finalmente uma pequena reação mais positiva.
Ele fala animado de alguns detalhes construtivos sobre o projeto, eu olhava para ele e não acreditava que eu estava discutindo detalhes técnicos de meu projeto, em inglês ou tentando, um possível futuro equipamento para os carros de F1 ( como fabricar, instalar, etc), com o chefão da FIA, e da corrida de Interlagos..........era SURREAL.....Só faltou ele chamar o Bernie Ecclestone para ver minha maquete.....rsrss.....acho que ele bem que tentou antes, mas pela agenda do dia não deu...).
Dai saquei a terceira e mais simplificada opção, o PCP FRONTAL. De imediato ele se identificou e disse que já estavam testando algo parecido, com barras apenas a frente do piloto. Eu disse que minha idéia era aplicar um pouco de design, camuflando as barras como se fosse um pequeno para brisa, etc. Algo que desse uma certa segurança frontal, mas sem ficar muito feio no F1.
Ai ele explicou mostrando na maquete que eles estavam estudando também incluir uma barra que passava acima da cabeça do piloto, protegendo assim a frente e um pouco mais da lateral e carros subindo sobre o cockpit ( como no acidente de Alonso nos últimos GPs).
Papo vem, papo animado vai, uns 20 a 25 minutos depois ( algo incrível para se dispensar com um total desconhecido ) ele pega minha pasta e diz ( em inglês) : " Vou analisar seu projeto com o Grupo OCRG de Paris e te darei uma resposta ( mais definitiva ) sobre ele. Olha para mim e completa, "You've got good ideas".
Me cumprimenta e sai........Meio pasmo pela reunião que acabei de ter naquela Quinta feira, desço as escadas, caminho para a saída do Paddok, mas ai não resisto....
Quer saber, já que estou aqui, no meio do Paddok, vamos explorar um pouco até lá na outra ponta deste pequeno mundo proibida da F1....
Vou caminhando , com o Laptop no ombro, maquete na mão, meio aéreo com a reunião, cruzando o paddok ( e atrás dos boxes) com mecânicos passando, chefes de todas as equipes, todos os uniformes de equipes misturados.
Entre jogos de pneus, mesinhas de cada box, Kova todo de verde ali tomando uns isotônicos ( eu acho ), staff das equipes passando de lá pra cá......
E eu andando no meio daquele pessoal, o único ser ali, que não era de nenhuma equipe, sem uniforme e nenhuma CREDENCIAL DE OURO no peito.
Passei reto pela saída, fui até a outra ponta, cara da Pirelli enchendo os pneus bloqueando a passagem, dei meia volta ( opa, um segurança me olhou meio estranho ), finalmente saí.
Agradeci aos seguranças ( que depois de minha estranha entrada, não sei se estarão no próximo GP de Interlagos ), fiz o longo trajeto de volta ao carro, abri, sentei e comecei a rir.......
O dia em que um ilustre desconhecido ousou mostrar suas idéias a Charlie Whiting e o TODO PODEROSO E INTOCADO MUNDO TÉCNICO DA F1.........e mostrou numa boa.....rsrsrsrs
( "A única diferença entre vc e um gênio, é que o gênio nunca mata suas idéias no ninho", por mais estranhas que possam parecer............Esse é meu lema, e acabei de crer que é a mais pura verdade....).
Ubiratan Bizarro Costa.  

Comentários

  1. excelente história, bira!! parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente espetacular... Parabéns pela iniciativa e muita coragem :)

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, espero que as suas ideias de segurança não si restrinja a f-1, logico que chegar a f-1 e a Meca para qualquer profissional da area, mas poderia desenvolver ideias para as cateorias Brasileiras tbem, assim galgar degrau a degrau,e quem sabe um dia nos podemos ligar a nossa televisão e ver umas de suas ideia frutificando em uma categoria de automobilismo brasil a fora.Grande abraço e muita boa sorte nos projetos da f-1.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a todos que curtiram, e realmente quem sabe um dia possamos ver na F1 projetos desenvolvidos também no Brasil....vl.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

VEJA TAMBÉM:

O ACIDENTE DE MASSA E A MORTE DE AYRTON SENNA PODERIAM TER SIDO EVITADOS COM O USO DO PCP?

COMO FUNCIONA O ESCAPE COANDA

FUNCIONAMENTO BANCO DE MACACO

MONOFORMULA BK