"O dia em que um ilustre desconhecido ousou entrar no mundo técnico e intocado da F1."
Quinta feira, um dia antes do primeiro treino livre
para o GP de Interlagos 2012. Estaciono o carro na porta de
Interlagos.
Atmosfera agitada, vários seguranças, funcionários,
repórteres, carros entrando e saindo, etc.
Caminho até os seguranças no portão Sete, respiro
fundo....
Boa tarde, eu tenho uma reunião agora as 14:00 com
Charlie Whiting, vc poderia avisa-lo que estou aqui?
Os seguranças se entre olham....
Com Charlie Whiting?
Rádio na parada.....depois de muitas "copiadas"....
O Sr entre e vá por aquela entrada, caminhe até a
administração lá adiante.
ESTOU DENTRO DE INTERLAGOS ( sem pagar
nada.....)
Faço o trajeto e chego na atendente
da administração de Interlagos:
"Boa tarde, eu tenho uma reunião agora as 14:00 com
Charlie Whiting, vc poderia avisa-lo que estou aqui?
Com quem?
Conversa vai, outros dois seguranças são chamados,
rádios passados um para o outro......tudo confuso. 13:35H, e nada de alguém dar
uma solução.
O Sr. precisa ir até a Torre de comando que fica no
Padok, parece que o Sr. Whiting está lá.
Lá vou eu, mais uma caminhada, escadas, com lap top
pendurado no ombro, caixa com maquete na mão, solão na cabeça, ansiedade comendo
solta......
Portão de entrada do Padok, mais 6
seguranças:
Boa tarde, eu tenho uma reunião agora as 14:00 com
Charlie Whiting, Ele está na torre de comunicação, vcs poderiam avisálo que
estou aqui?
Os seguranças se entre olham....
O Sr não pode entrar aqui sem a CREDENCIAL......(
a mãe das credenciais, a RAINHA delas, a barra de ouro em forma de crachá
pendurado no pescoço, aquela que só os Deuses possuem ).
-" Mas vai dar 14:00H e a reunião vai
começar, Sr. Whiting precisa saber que estou
aqui, diga que é o BIRA DESIGNER .....
( opa, um designer sei lá..., pode ser um cara que
projeta esses carros, vai saber, melhor deixar passar...).
O segurança passa o rádio para a torre.....Certo,
ele está lá...O Sr. me acompanhe.
ESTOU DENTRO DO SOLO SAGRADO, onde só os escolhidos
podem desfrutar, parece solo Europeu, e de outras partes do mundo, no
Brasil.
o inglês domina...
Subimos as escadas, entramos dentro do grande salão
de festas VIPÉRRIMO, onde o ingresso é o mais caro de todos, ingleses das
equipes no bar, nas mesinhas, garçons, decoração sendo
preparada.....atravessamos e saímos no terraço do Paddok.
O Sr. está vendo aquela pequena passagem no
alambrado, passe ali e a escada da torre estará lá adiante.
Lá vou eu, paro na pequena passagem do alambrado
que só passa um. Vem vindo outros dois caras com uniformes da
Mclaren, conversando no sentido contrário. O
primeiro passa, e o segundo quase me dá de ombro. Olho de relance, conheço esse
cara......vixi, é o Button....devo estar no lugar certo....
Chego na escada da torre, outros
dois seguranças.
Boa tarde, eu tenho uma reunião..... blá blá,
parece que ele está lá em cima.
(olhar meio desconfiado, revista na parada ) O Sr
pode subir, é no segundo andar.
Subo as escadas, salas meio desertas, um silêncio
meio tenebroso, chego no segundo andar, porta da sala da FIA entre
aberta.
TOC TOC - "Boa tarde, eu tenho uma reunião agora as
14:00 com Charlie Whiting."
A secretária me olha como se eu fosse um
fantasma....
Ela olha para mim, para meu peito, para mim, para
meu peito, sem nada pendurado, é claro ( como esse cara entrou até aqui, cadê a
credencial DE OURO desse sujeito?).
Quem é vc?
- Mas o Sr Whiting está muiiiiito atarefado, e não
me passou seu nome.
Ela pega a agenda do homem e fala:
- Mas agora as 14:00 ele tem uma reunião na pista,
não tem seu nome aqui...( tipo: acho que sua mentira acaba aqui...vou chamar os
seguranças...)
- Bem, eu só sei que ele me mandou vir aqui hoje,
nessa hora para a reunião.
Entrego meu cartão e digo, é referente ao projeto
de design e do grupo OCRG DE PARIS, ele vai saber...
Desconfiadíssima, ela me manda aguardar na sala
vazia ao lado ( uma das que a imprensa faz a transmissão da corrida), e vai
chama-lo.
Espero, espero, vista privilegiada para parte do
autódromo e da largada. Olho para os lados e disfarçadamente tiro fotos
rápidas com meu celular. Pensei, se me virem tirando fotos, sem credenciais,
sozinho na sala da torre de comando, é espião, pôe pra fora agora.....Só me
faltava essa....rsrs.
Mas tudo certo.
Os dois safety cars na pista dando um show de
pilotagem e velocidade. O Mercedes SL 300 ( atual ) rasgava a reta da largada
a toda. Eu estava vendo a hora que aquele piloto ia capotar nas curvas.... Algo
me dizia que era o Button testando a pista com o pessoal da FIA, pois aquele
limite de pilotagem só um profissional faz.
Os minutos passam, e eis que entra o
HOMEM.....Charlie Whiting em pessoa, sorridente,.....Nice to meet
you...
Muito simpático, pede para eu aguardar mais um
pouco, fala que vai trazer mais alguém para a reunião e sai.
Uns 15 minutos depois ele entra sozinho, fecha a
porta e vamos a pequena mesa de reunião.
Agora somos nós dois, cara a cara com Charlie
Whiting. ( do portão de entrada de Interlagos até o TOP do TOP, e sem nenhuma
credencial...).
Com meu vasto inglês "the books on de table", já
fui sacando a maquete da caixa (o que me salvou), meio que tentando explicar
"macarronicamente" algumas funções. Mostro rapidamente a primeira opção ( PCP
SUPERIOR), interessante....
Passando para a segunda opção ( PCP retrátil ),
encaixo na maquete e finalmente uma pequena reação mais positiva.
Ele fala animado de alguns detalhes construtivos
sobre o projeto, eu olhava para ele e não acreditava que eu estava discutindo
detalhes técnicos de meu projeto, em inglês ou tentando, um possível futuro
equipamento para os carros de F1 ( como fabricar, instalar, etc), com o chefão
da FIA, e da corrida de Interlagos..........era SURREAL.....Só faltou ele chamar o Bernie Ecclestone para ver minha
maquete.....rsrss.....acho que ele bem que tentou antes, mas pela agenda do dia
não deu...).
Dai saquei a terceira e mais simplificada opção, o
PCP FRONTAL. De imediato ele se identificou e disse que já estavam testando algo
parecido, com barras apenas a frente do piloto. Eu disse que minha idéia era
aplicar um pouco de design, camuflando as barras como se fosse um pequeno para
brisa, etc. Algo que desse uma certa segurança frontal, mas sem ficar muito feio
no F1.
Ai ele explicou mostrando na maquete que eles
estavam estudando também incluir uma barra que passava acima da cabeça do
piloto, protegendo assim a frente e um pouco mais da lateral e carros subindo
sobre o cockpit ( como no acidente de Alonso nos últimos GPs).
Papo vem, papo animado vai, uns 20 a 25 minutos
depois ( algo incrível para se dispensar com um total desconhecido ) ele pega
minha pasta e diz ( em inglês) : " Vou analisar seu projeto com o Grupo OCRG de
Paris e te darei uma resposta ( mais definitiva ) sobre ele. Olha para mim e
completa, "You've got good ideas".
Me cumprimenta e sai........Meio pasmo pela reunião
que acabei de ter naquela Quinta feira, desço as escadas, caminho para a saída
do Paddok, mas ai não resisto....
Quer saber, já que estou aqui, no meio do Paddok,
vamos explorar um pouco até lá na outra ponta deste pequeno mundo proibida da
F1....
Vou caminhando , com o Laptop no ombro, maquete na
mão, meio aéreo com a reunião, cruzando o paddok
( e atrás dos boxes) com mecânicos passando, chefes de todas as equipes, todos
os uniformes de equipes misturados.
Entre jogos de pneus, mesinhas de cada box, Kova todo de verde ali tomando uns isotônicos ( eu acho ), staff das equipes passando de lá pra
cá......
E eu andando no meio daquele pessoal, o único ser
ali, que não era de nenhuma equipe, sem uniforme e nenhuma CREDENCIAL DE OURO no
peito.
Passei reto pela saída, fui até a outra ponta, cara
da Pirelli enchendo os pneus bloqueando a passagem, dei meia volta ( opa, um
segurança me olhou meio estranho ), finalmente saí.
Agradeci aos seguranças ( que depois de minha
estranha entrada, não sei se estarão no próximo GP de Interlagos ), fiz o longo
trajeto de volta ao carro, abri, sentei e comecei a rir.......
O dia em que um ilustre desconhecido ousou mostrar
suas idéias a Charlie Whiting e o TODO PODEROSO E INTOCADO MUNDO TÉCNICO DA
F1.........e mostrou numa boa.....rsrsrsrs
( "A única diferença entre vc e um gênio, é que o
gênio nunca mata suas idéias no ninho", por mais estranhas que possam
parecer............Esse é meu lema, e acabei de crer que é a mais pura
verdade....).
Ubiratan Bizarro Costa.
excelente história, bira!! parabéns!!
ResponderExcluirSimplesmente espetacular... Parabéns pela iniciativa e muita coragem :)
ResponderExcluirMuito interessante, espero que as suas ideias de segurança não si restrinja a f-1, logico que chegar a f-1 e a Meca para qualquer profissional da area, mas poderia desenvolver ideias para as cateorias Brasileiras tbem, assim galgar degrau a degrau,e quem sabe um dia nos podemos ligar a nossa televisão e ver umas de suas ideia frutificando em uma categoria de automobilismo brasil a fora.Grande abraço e muita boa sorte nos projetos da f-1.
ResponderExcluirObrigado a todos que curtiram, e realmente quem sabe um dia possamos ver na F1 projetos desenvolvidos também no Brasil....vl.
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