Assoalho termo-expansível no RB9.
Neste final de temporada, alguns rumores sobre o
assoalho da RBR tem vindo a tona, como por exemplo a tão falada Bandeja T.
Porém, outro burburinho, também envolvendo o
assoalho, começa a aparecer nos bastidores da F1, seria a existência de um Assoalho termo-expansível no RB9.
Sabe-se que pelo regulamento, o plano passo ( áreas
laterais inferiores do assoalho marcado em B ), devem ficar 50 mm acima do plano
de referência ( toda a área central inferior do assoalho marcado em A ), o que
cria assim um tipo de degrau do centro para as laterais do fundo do carro.
Mas parece que no RB9, a coisa não é beeemmmm
assim.
Comenta-se que na frente inferior do difusor,
bem abaixo dos coletores dos escapes, o assoalho
possua uma área que aparentemente muda de forma, melhorando a aerodinâmica sob o
F1.
Mas como isso é possível?
Bem, vou tentar traduzir melhor a coisa, na verdade é um dispositivo de
simples funcionamento, mas é um pouco complexo pra explicar.
Abaixo dos coletores, o assoalho do RB9 aparentemente não é todo rígido,
como nos outros carros. Esta área pode ter um tipo de material termo expansível ( destacada em amarelo ), algo que venho comentando desde os rumores das asas flexíveis da RBR em 2011/ 2012,
Adrian está usando dispositivos termo expansíveis....).
Mas no RB9, quando os escapes aquecem, o material se expande criando uma
espécie de "leve" curvatura para baixo do assoalho. Isso diminui a distancia do
plano passo do assoalho em relação a pista, o que melhora a velocidade do fluxo de ar
que passa por ali. Então aquela diferença de 50mm diminui um pouco nesta
área.
Pelo assoalho ser comumente plano e rígido nos outros carros, o ar passa
reto por essa área e entra no difusor colado no assoalho, saindo pela traseira
do F1 sem causar muita turbulência.
Mas se existir uma pequena curvatura para baixo, a frente do difusor, o
ar passará mais acelerado ( pela curvatura e por estar mais comprimido entre a
pista e o fundo do carro, seta laranja ).
Isso aumenta o downforce sobre o difusor, além de fazer o ar colar ainda mais no fundo do difusor pelo efeito do fluxo laminar, o que diminuirá ainda mais sua turbulência na saída. Então, mesmo que esta curvatura seja de apenas 2 mm, já fará uma diferença considerável na aerodinâmica da traseira do RB9.
Isso aumenta o downforce sobre o difusor, além de fazer o ar colar ainda mais no fundo do difusor pelo efeito do fluxo laminar, o que diminuirá ainda mais sua turbulência na saída. Então, mesmo que esta curvatura seja de apenas 2 mm, já fará uma diferença considerável na aerodinâmica da traseira do RB9.
Então, durante a corrida, com os escapes a pleno calor, o dispositivo
funciona numa boa. Parou e desligou o carro, tudo se resfria e volta ao formato
normal.
Um dispositivo simples, eficiente e muiiito difícil de ser detectado.
Aqui fiz algumas simulações bem básicas em CFD para ver melhor como seria o efeito.
Repare como o arrasto ( área mais avermelhada ) é maior na frente do difusor da imagem sem o dispositivo...E note como o ar cria mais vórtices ao sair do difusor no F1 convencional de fundo chapado.
Já no F1 com o teórico dispositivo instalado, o ar contorna melhor a suposta curvatura criada (deixando a área menos avermelhada), antes de entrar no difusor, e sair mais liso, sem criar muitos vórtices na traseira do carro. Isso indica uma redução no arrasto geral do F1.
Aqui fiz algumas simulações bem básicas em CFD para ver melhor como seria o efeito.
Repare como o arrasto ( área mais avermelhada ) é maior na frente do difusor da imagem sem o dispositivo...E note como o ar cria mais vórtices ao sair do difusor no F1 convencional de fundo chapado.
Mas isso não está fora do regulamento?
A FIA faz os testes de flexibilidade com o carro parado e frio, e tudo está
rígido e plano como sempre foi, então passa numa boa.....
E a FIA até sabe da possível existência de dispositivos que manipulem
termicamente a aerodinâmica dos carros, mas se o carro passa no teste padrão,
então tudo certo.
E se forem proibir absolutamente tudo fechando todas as brechas no
regulamento, então não terá mais engenhosidades, e muito menos graça assistir a
F1.
E F1 sem seus fãs, não gera lucro, não é mesmo....( tio Bernie é que o
diga...rsrrs).
Aee Bira,da uma olhada no no carro feito aqui em casa...
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=k_01_VfDLUo
http://www.youtube.com/watch?v=k6RLn2eHhFM
http://www.youtube.com/watch?v=bPqoqyRDR5Y
ResponderExcluirMuito bom, acredito que o material que utilizaram laminado com o chassis nessa area foi o NiTinol (liga NiTi) com memoria de forma, é facil gravar memoria nessa liga atravez de temperaturatura, certamente gravaram nela antes da laminição a forma dela para atuar a partir da temperatura desejada.
Caetano Paiva