Reunião com Charlie Whiting da FIA em Interlagos 2018

Abaixo a aventura de mais uma reunião com Charlie Whiting da FIA, espero que gostem.


Depois de algum tempo de viagem, chego no Hotel em SP, me dirijo ao balcão do saguão de luxo:

"-Bom dia, Charlie Whiting deixou um envelope para eu pegar hoje pela manhã.....
- O senhor é Ubiratan Bizarro?
- Sim.
- Sua Identidade por favor....
- Ok, confere. Aqui está
- Obrigado."

Parto correndo com o envelope da FIA em mãos, mas antes dou uma passadinha no WC do Hotel.
Tudo vazio, calmo, faço um xixi rápido, lavo as mãos e eis que entra e passa atrás de mim alguém conhecido, o pequeno Felipe Massa.... Fecha a porta do box. Eu penso: AAAHHHH, essa chance não vai dar pra deixar passar....
Faço um tempo ali, entro novamente no box, abro o envelope e pego a credencial. Ouço ele sair e ir lavar as mãos. Saio rapidamente do box com a credencial PROPOSITALMENTE na mão e reparo que ele IMEDIATAMENTE segue os olhos pelo espelho diretamente na credencial como se fosse um imã. Vou ao seu lado lavar novamente as mãos e falo: E ai Massa, tudo legal? Ele sem nem me olhar resmunga baixo; Beleza.....e sai voando tipo: não to a fim de papo....
Fiquei meio decepcionado pois nem deu tempo de falar para ele que eu só estava indo ver CW praticamente por causa dele.....o bicho ligeiro fugiu por entre os dedos.....Droga.....rsrsr.

Devido ao transito infernal de SP e estacionamento impossível (além da furada do Massa), chego atrasado na reunião com Charlie e um membro da FIA bate na porta dele meio encolhido e baixinho me anuncia....é Sr Bira....Entro na grande sala silenciosa e : - Hellow Charlie......blz....rsr
Inacreditavelmente sempre sorridente e simpático, me estende a mão como um velho amigo.
Entrego de cara um pequeno presente que fiz, pesquisei na net e encontrei as fotos do primeiro carro que ele trabalhou quando começou no mundo das corridas. Com base nelas fui modelando digitalmente uma maquete dele em 3D, depois de algumas horas fiz um tipo de Kit, imprimi em impressora 3D ( 4 horas de acertos e impressão ) e montei o modelo em escala do carro. Coloquei em uma base e embalei em uma caixinha....um dia inteiro de trampo. Ele abriu e de cara reconheceu o modelo: -"I worked in this car, my first car." (mais uma estrelinha pro Bira...).
Ai o papo vai solto, mostro as fotos de outro projeto que estou desenvolvendo atualmente.
Ele me mostra fotos que esteve um dia antes em testes em uma cidade próxima a minha, etc.
Comento do Monofórmula que ainda está sendo concluído, devido as sérias restrições orçamentárias
do projeto....rsrrs, mas que deverá ser concluído no ano que vem, se tudo der certo. Nesse momento, INACREDITAVELMENTE ele tira a carteira do bolso e me pergunta de quanto eu preciso para terminar o projeto.....

(apenas imaginei sonhando acordado....te peguei nessa né......rsr).

Então entra um cara para eles fazerem uma reunião da FIA e eu desço pra dar umas voltas nos boxes, para depois retornar e devolver a credencial e virar abóbora novamente......
Abaixo compartilho com vcs as fotos e vídeos ( mal feitos ) que fiz de mais essa minha voltinha no restrito mundo da F1, espero que gostem.





 




De todos os anos que já entrei nos boxes, esse foi o que mais consegui chegar perto dos carros. Tão perto que mais um passo eu entrava dentro do cockpit.
Deu pra ver detalhes aerodinâmicos na construção das carrocerias que não se vê na TV. Foi muiiiito show de bola, um prato cheio pra quem gosta do design técnico e engenharia dos carros da F1.



Deu até pra ver o famigerado Halo de perto... Nessa hora encontrei um amigo que na hora me falou,: -"Olha teu projeto ai, apontando para o Halo. Não é igual mas graças a ele que vc está aqui agora...." É mesmo, havia me esquecido disso....Foi graças ao projeto PCP ( protetor de cockpit ) de 2009, antecessor renegado DESCONHECIDO do Halo, que pude estar nestes boxes por alguns anos, além de ser convidado a apresenta-lo na sede da FIA em Paris em 2012. O PCP, avô do Halo (cabe exame de DNA), discutido bravamente em posts do falecido ORKUT em meados de 2010, não me deixou rico e conhecido designer criador deste dispositivo de segurança, mas me deu alegrias como uma pequenina "amizade" com Charlie Whiting e visitas neste mundo da F1 para ver esses carros incríveis de perto....Se o PCP tivesse sido uma ideia tão idiota, Charlie Whiting nunca teria respondido meu email naquele dia incrível e eu nunca estaria aqui mais uma vez.  Valeu PCP...
Pra quem ainda não conhece essa história, aqui o link do PCP ( protetor de cockpit ) onde tudo começou.





Existe uma coisa na engenharia da F1 chamada GANHOS MARGINAIS. Aqui um exemplo claro disso, do detalhe aerodinâmico de que falo. Me chamou muito a atenção quando vi. Olhe a esquerda da foto na aleta horizontal bem na linha de divisão da faixa branca para a preta. Se reparar bem parece que fizeram vários pequenos cortes com uma serrinha fina na peça. Isso em minha visão tem a ver com o uso do efeito coanda para diminuir o "arrasto de pressão" e direcionar o ar o máximo possível para baixo do carro. O ar adere aos rasgos evitando o descolamento da camada limite e gerando assim menos arrasto com ganho geral de downforce é claro. Mais ou menos assim...Precisão milimétrica no controle do fluxo de ar.....incrível.




O modelo de credencial deste ano.



Vídeos:
Então, to lá de boa e ouço uma barulheira, olha só a movimentação que deu pra pegar ao vivo, os mecânicos treinando pit stop
Link de meu canal no youtube...




E aqui o presente que dei ao Charlie, a maquete que modelei, imprimi na impressora 3D e montei do Surtees TS16/4 de 1976.







E pra fechar, a self de todos os anos com Charlie Whiting. 




Espero que tenha gostado de mais essa matéria.
contato@bizarrodesign.com.br


Comentários

  1. Bira, as reuniões anteriores teve o objetivo de conversas sobre o PCP. Esta reunião com o CW teve algum propósito especifico ou apenas um encontro pela amizade que vcs fizeram?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

VEJA TAMBÉM:

COMO FUNCIONA O ESCAPE COANDA

FUNCIONAMENTO BANCO DE MACACO

HALO B2

COCKPIT F1 BD

MONOFORMULA BK