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Aberturas no bico da FORCE INDIA

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A Force India tem apresentado um bom desempenho nestas últimas etapas do campeonato, acima ainda de equipes mais antigas e com nomes fortes como a Sauber e Lotus por exemplo.  Mas o que mudou nesta segunda metade do campeonato?  Claro que o motor Mercedes atualmente faz a diferença. Mas seria só isso?   Uma das coisas mais evidentes nos carros da Force India seria o bico com aquelas aberturas, atualmente o bico mais estranho do grid. No início do campeonato postei uma matéria justamente falando sobre as diferenças aerodinâmicas entre os bicos apresentados até então.  Fiz testes básicos em CFD e constatei que aparentemente o bico da Williams seria o mais eficiente.  E parece que isso se confirmou, pois se reparar bem, a grande maioria dos carros atuais no grid possuem praticamente o mesmo design de bico baseado no da Williams, menos o da FORCE INDIA.  Então resolvi investigar melhor este design diferenciado. Modelei em 3D ...

Estranhas aletas verticais na Williams

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A Williams testou nos últimos treinos uma atualização no conjunto de aletas localizadas abaixo do chassi, entre o conjunto da suspensão dianteira, a qual passou de 2 para 3 elementos verticais em sua configuração. Tais aletas são responsáveis por captar o máximo de ar ( seta amarela ) que passa abaixo do F1, concentrar, estabilizar e direcionar tudo para a bandeja T, assoalho e principalmente para o difusor traseiro, melhorando a aerodinâmica do F1. Até ai nenhuma novidade. Mas alguns itens em seu design chamaram a atenção. Seu formato apresenta características um tanto peculiares e estranhas eu diria.... Por exemplo, os encaixes superiores de fixação no chassi são mais longos apresentando claramente uma separação reta entre o conjunto de aletas e os pilares de sustentação. Outro ponto são os estranhos rebaixos no meio de cada aleta, tornando-as côncavas até a metade de sua altura. E o mais importante, aparentement...

PCP, protetor de cockpit, um projeto brasileiro criado em 2009.

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Após o acidente de Henry Surtees e Massa em 2009, foi criado no Brasil o projeto de um dispositivo de segurança de cockpits, o PCP, com design de barras laminares sobre a cabeça do piloto, design básico frontal, barras retráteis, articuladas, e inúmeras outras variações de design. Após muitas conversas com o diretor da FIA Charlie Whiting, e de um convite pessoal dele, em 2012 o PCP foi apresentado em Paris para os engenheiros do grupo O.C.R.G de cockpits abertos. Desde lá a FIA vem analisando este conceito de dispositivo brasileiro. Mas infelizmente as coisas ainda não mudaram, e mais um acidente aconteceu, agora na Indy. E essa semana foram enviadas mais duas versões de PCP para Charlie Whiting, constantemente em contato com o projeto. A primeira trata-se de uma versão 4 em 1, que mistura o PCP frontal, o de Barras laterais laminares (primeira criação), o de barras articuladas para cima, e o retrátil. Como sempre, as barras ficam posic...

SIS Sistema de impacto de assento

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Em mais um exercício de criação, desenvolvi este outro possível dispositivo de segurança para F1 e monopostos a fins. Trata-se do dispositivo SIS, Sistema de impacto de assento (Seat impact system).  Seu objetivo é absorver impactos frontais, somado ao nariz do carro, transferindo o mínimo possível dos efeitos da "desaceleração" ao corpo do piloto. Possui estrutura construída em fibra de carbono onde são montadas as pedaleiras, volante, banco concha e cintos de segurança. Na parte dos cintos é laminada por dentro da fibra, uma pequena treliça tubular de liga de titânio e aço inox (azul), a mesma liga das pás do rotor de helicópteros militares, leves e altamente resistentes a impactos de estilhaços e projéteis. Essa treliça reforça todo conjunto onde é ancorado o cinto de 5 pontos.  Então a estrutura completa do SIS é instalada dentro do cockpit, no momento de sua construção, quando as duas partes são unidas formando o chassi do F1...

POLE SHOCK

Com recentes discussões a respeito de mudanças nas poli, minha ideia é a seguinte, tem a super poli, mas esta batizei de  "POLE SHOCK" ( vamos apimentar as coisas...). E se ninguém, nem o público, equipe e nem mesmo o próprio piloto poli SOUBESSEM EM QUE POSIÇÃO ELE LARGARIA? O QUÊ ? Calma, explico: Quando o piloto faz a pole, sua posição de largada é determinada pelo último numero ( dígito ) de seu tempo. Ex: se ele fizer 1.48 1 , ele larga em primeiro lugar = Exelente, 10 pontos e o primeiro da fila.  Um grande piloto de muita sorte. Se ele fizer 1.48 3 , ele larga em terceiro lugar, mais 10 pontos. Mas se ele fizer 1.48 0 , ele larga em décimo lugar  e " 5" pontos. = Agora complicou o desafio. E assim sucessivamente de 1, 2, 5 a 10 lugar , mas de 1 a 5 lugar ele ganha 10 pontos, de 6 a 0 ele ganha APENAS "5" pontos..... E a coisa não pararia p...

DISPLAY FÃ PATROCINADOR

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Com as atuais mudanças na F1, tempos difíceis na economia mundial, etc, alguns fãs tem deixado de acompanhar a F1, o que a imprensa comenta já a algum tempo....O que não está sendo nada bom para a F1.  Alguns membros de equipes já disseram que a F1 precisa se aproximar mais dos fãs, o que também acho. Pensando nisso criei um sistema para aproximar mais os fãs do esporte, chamar os antigos e conquistar novos criando um maior vínculo com a F1. Batizei a ideia de FÃ PATROCINADOR. Consiste em instalar um pequeno display dupla face de led plano, logo atrás do perfil da base da câmera, acima da cabeça do piloto. Nesse display apareceria o link do twitter do nome de um fã mundial. Como assim? O fã se torna "seguidor" no twitter da equipe de seu interesse. A cada corrida a equipe sorteia 10 nomes de seus seguidores e insere no display do F1. A cada 5 minutos durante todo o treino e corrida, o display vai exibir rotativamente, os no...

FUNCIONAMENTO BANCO DE MACACO

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É bem legal ficar olhando um carro de F1, cheio de detalhes técnicos aerodinâmicos, etc, etc. Mas tem muitas partes estranhas que nem sempre dá pra saber  para que servem exatamente. Por exemplo, você sabe como funciona um banco de macaco no F1? Pode parecer outra asa miniatura dentro da asa grande para aumentar ainda mais o downforce do F1. É e não é..... Como assim? Existem vários tipos de "banco de macaco", uns mais retos imitando pequenas asas traseiras, outros mais curvos com placas laterais, curvos sem placas, etc, etc. Então resolvi mostrar mais ou menos como esse dispositivo teoricamente funciona. É um efeito aerodinâmico um pouco complexo para explicar, mas tentei simplificar ao máximo aqui, espero que ajude. Fiz uma modelagem e simulação básica em CFD para visualizar melhor este efeito.  E depois de horas analisando seu funcionamento, comprovei que existia muito mais do que eu imaginava em minha teoria. A coisa funciona mais ou menos ass...