Criei uma série de projetos de dispositivos que denominei:

Série dispositivos termo expansíveis para a F1 (e carros de corrida afins).

"Bandeja T" expansível.

A "Bandeja T" é um dos componentes aerodinâmicos mais importantes de um F1. Ela pode determinar a altura da frente do F1, equilibrar ( lastro ) e determinar o fornecimento de ar ao longo de todo assoalho até o difusor traseiro.

E controlar sua altura é um dos fatores determinantes de melhor desempenho de todo ar que passa por baixo do F1. A Fia tem seus testes para controlar a flexibilidade desse componente que não deve ter partes articuladas.

Então desenvolvi mais esse dispositivo que permite um certo controle de altura desse componente.

Funcionamento:

Aplicando pontas ( hastes ) metálicas em liga expansível ( ferro e níquel com bronze ) que podem ser ativadas por sistema termoelétrico. Aquecendo o metal este expande, torcendo controladamente as pontas e curvaturas da Bandeja T ( com as melhores torções preestabelecidas pelos engenheiros ). Isso vai alterar o fluxo de ar passando desde a altura da asa dianteira até o difusor traseiro.

Sistema desligado o dispositivo volta a sua forma original.

Não há flexibilidade, nem partes móveis. Tudo se mantém sempre com a rigidez padrão calculada dos testes da FIA. Detecção visual praticamente imperceptível.

É claro que o dispositivo não deve ser projetado e instalado exatamente dessa forma. Muito tem que ser melhorado e ajustado para se poder usar dentro do regulamento. O objetivo é o uso do "princípio de funcionamento" de mais essa idéia.

Veja a ilustração ( sketch ) de funcionamento do projeto:





Autor desse projeto: Ubiratan Bizarro Costa - Designer industrial


Comentários

VEJA TAMBÉM:

COMO FUNCIONA O ESCAPE COANDA

FUNCIONAMENTO BANCO DE MACACO

HALO B2

COCKPIT F1 BD

PCP ( protetor de cockpit ) 7 anos de projeto, a outra opção apresentada na FIA.