BICO LOTUS
As primeiras imagens
veiculadas pela Lotus, o E-22 trás um design frontal bem diferenciado
( isso se ainda continuar o mesmo durante os testes ).
( isso se ainda continuar o mesmo durante os testes ).
Mas este primeiro modelo de bico, que na maioria é uma única extensão
frontal, foi dividido em duas hastes laterais que seguram a asa dianteira. São
um pouco mais estreitas, porém com a mesma resistência para suportar impactos
frontais.
Estas hastes saem diretamente da frente do carro, que agora forma uma
"cunha" ( área destacada em azul ) com uma curva mais acentuada para a parte de baixo do F1.
Um modelo de
cunha mais ou menos como o visto no bico da Caterham, nos primeiros testes desta
temporada, mas com duas hastes de impacto posicionadas nas suas laterais.
Isso
acaba por esconder o formato da cunha, deixando-a praticamente imperceptível.
Porém esta solução aparentemente cria uma espécie de TÚNEL que canaliza todo o
ar frontal entre as hastes laterais, a base da asa dianteira e a curva inferior
da cunha.
E para que isso?
Este formato aparentemente empurra e força uma boa quantidade de ar fazendo-o fluir
acelerado sob todo o assoalho do F1 ( seta amarela ).
O resultado é uma menor pressão sob o
assoalho do carro, empurrando-o para baixo e aumentando sua aderência geral ( o
famoso efeito de sempre da asa invertida....lembra? ).
Ou seja, é um bico com uma boa aerodinâmica, simples, prático, e teoricamente eficiente.
Ou seja, é um bico com uma boa aerodinâmica, simples, prático, e teoricamente eficiente.
A Lotus já surgiu com dispositivos bem estranhos ao longo das temporadas passadas.
Lembra daquele modelo de escape frontal que soprava a partir
da parte da frente do assoalho, jogando o ar acelerado para a parte de trás do
carro?
E o Duplo DRS da asa traseira , que tinha um banco de macaco meio curvo,
e que acabaram não explorando tanto seus efeitos por falta de maiores testes?
Não duvido nada se esse modelo de bico não acabar trazendo alguns bons
resultados para a nova dupla de pilotos, isso se eles deixarem o bico inteiro
nos primeiros testes para 2014.......rsrrs.
Então é assistir as corridas ( que nunca chegam ) pra ver se a Lotus
surpreende com seu bico inovador, ou se vão ter problemas estilo RBR, ai seria
constrangedor para quem anda tirando um sarrinho da rival na net....
autor: Ubiratan Bizarro Costa
designer industrial automobilístico
contato@bizarrodesign.com.br
@biradesigner2
@biradesigner2
OK, o "vao" no bico está explicado, mas porque cada ponta do bico tem um tamanho diferente?
ResponderExcluirProvavelmente por questões de regulamento. Como a regra diz que só pode existir um bico, então aumentaram um dos lados para teoricamente dizer que aquele é o bico verdadeiro, e o outro apenas faz parte do conjunto....vl.
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