BICO LOTUS

As primeiras imagens veiculadas pela Lotus, o E-22 trás um design frontal bem diferenciado 
( isso se ainda continuar o mesmo durante os testes ).   

Mas este primeiro modelo de bico, que na maioria é uma única extensão frontal, foi dividido em duas hastes laterais que seguram a asa dianteira. São um pouco mais estreitas, porém com a mesma resistência para suportar impactos frontais. 



Estas hastes saem diretamente da frente do carro, que agora forma uma "cunha" ( área destacada em azul ) com uma curva mais acentuada para a parte de baixo do F1. 
Um modelo de cunha mais ou menos como o visto no bico da Caterham, nos primeiros testes desta temporada, mas com duas hastes de impacto posicionadas nas suas laterais. 

Isso acaba por esconder o formato da cunha, deixando-a praticamente imperceptível. Porém esta solução aparentemente cria uma espécie de TÚNEL que canaliza todo o ar frontal entre as hastes laterais, a base da asa dianteira e a curva inferior da cunha.

E para que isso?

Este formato aparentemente empurra e força uma boa quantidade de ar fazendo-o fluir acelerado sob todo o assoalho do F1 ( seta amarela ). 
O resultado é uma menor pressão sob o assoalho do carro, empurrando-o para baixo e aumentando sua aderência geral ( o famoso efeito de sempre da asa invertida....lembra? ).  
Ou seja, é um bico com uma boa aerodinâmica, simples, prático, e teoricamente eficiente.

A Lotus já surgiu com dispositivos bem estranhos ao longo das temporadas passadas.
Lembra daquele modelo de escape frontal que soprava a partir da parte da frente do assoalho, jogando o ar acelerado para a parte de trás do carro? 

E o Duplo DRS da asa traseira , que tinha um banco de macaco meio curvo, e que acabaram não explorando tanto seus efeitos por falta de maiores testes? 

Não duvido nada se esse modelo de bico não acabar trazendo alguns bons resultados para a nova dupla de pilotos, isso se eles deixarem o bico inteiro nos primeiros testes para 2014.......rsrrs.

Então é assistir as corridas ( que nunca chegam ) pra ver se a Lotus surpreende com seu bico inovador, ou se vão ter problemas estilo RBR, ai seria constrangedor para quem anda tirando um sarrinho da rival na net....

autor: Ubiratan Bizarro Costa

designer industrial automobilístico

contato@bizarrodesign.com.br

@biradesigner2


Comentários

  1. OK, o "vao" no bico está explicado, mas porque cada ponta do bico tem um tamanho diferente?

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  2. Provavelmente por questões de regulamento. Como a regra diz que só pode existir um bico, então aumentaram um dos lados para teoricamente dizer que aquele é o bico verdadeiro, e o outro apenas faz parte do conjunto....vl.

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