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Dispositivo de Segurança para Aviões de médio e grande porte

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Projeto de Dispositivo de Segurança para Aviões de médio e grande porte (DSA): Observando o sistema de reentrada com paraquedas de naves espaciais, a corcova frontal do Boeng 747, testes da Nasa em 2008 com o ônibus espacial instalado sobre um Boeng 747 em vôo, criei este design de Dispositivo de Segurança para Aviões de médio e grande porte (DSA). O DSA consiste em uma estrutura tipo "estrado" em vigas de alumínio aeronáutico reforçado onde são montados dois paraquedas (  projetados e dimensionados para suportar grandes cargas ), uma bolha bipartida em fibra de carbono e um conjunto de micro controlador e servo motores para controle dos paraquedas. O dispositivo é montado e instalado sobre a parte central do avião, afixado em seis pontos diretamente na estrutura de suas vigas internas e coberto pela bolha aerodinâmica (destacada em amarelo ). O conjunto mantém um design compacto, peso reduzido e totalmente aerodinâmico, semelhante a corcova frontal do boeng 747...

PCP CAB 2017

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PCP ( protetor de cockpit ), um equipamento de segurança para monopostos de cockpits abertos criado no Brasil em 2009 após o acidente de Felipe Massa. De lá para cá já foram criados 14 modelos diferentes de PCP, com barras acima da cabeça do piloto, frontal, retráteis, etc, etc ( veja o projeto completo do PCP desde sua criação neste link   http://www.designerbira.blogspot.com.br/2009/07/palavras-de-emerson-fittipaldi-logo.html  ). Discuto tais modelos com Charlie Whiting e engenheiros da FIA, por reuniões, apresentações, e-mails, desde 2012. E agora criei a mais nova versão, o PCP CAB. Muito já se falou sobre fechar o cockpit com uma capota, tipo cabine de jato. Desta forma o piloto estaria totalmente protegido de impactos com pequenos e grandes objetos, além de ter um design bem legal e proporcionar melhor aerodinâmica para o F1. Mas o grande problema deste modelo é que quando o F1 capota, não há como abrir a cabine, e o piloto acaba preso dentro do cockpit. Isso é uma...

Reunião FIA - Interlagos Nov 2015

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Chego no saguão do Hotel 5 estrelas em SP para pegar minha credencial deixada pelo assessor da FIA no balcão da recepção. "Sr Ubiratan? Aqui está seu envelope."  Logo FIA bem grande estampado na frente com meu nome, por um momento me senti membro oficial, organizando o GP BRASIL....Só por um breve momento de sonho quando me viro e quase bato em BOTTAS cruzando o saguão, "sorry"..... É, acho que estou chegando perto de Interlagos.    Já na pista, depois de andar muito pelo pitlane, no sol, sem lugar pra sentar, ver todos aqueles funcionários e mecânicos das equipes feito formigas para lá e pra cá, subi para a sala do chefão da FIA na torre de controle de Interlagos.  Credencial no peito, passei pelos seguranças: "boa tarde", entrei e aguardei na recepção. Seguem abaixo os fatos daquele dia:   Esta terceira reunião que tive com Charlie Whiting da FIA em Interlagos foi bastante proveitosa.  Como sempre um cara muito prestativo, e desta ve...

Teria a Williams usado um dispositivo aerodinâmico em seu escape em 2015?

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Calma, as notícias do campeonato de 2015 ainda não acabaram, ainda tem algumas coisinhas que não ficaram claras nesta relação....  Nas últimas provas deste campeonato notei um detalhe na Williams que me fez pensar muito a respeito.  Estaria a Williams usando um inteligente dispositivo aerodinâmico "camuflado" no escape?  Improvável talvez, mas impossível nunca.  Explico:    A maioria dos F1 de 2015 usaram um poste central para segurar a asa traseira, o qual tinha uma espécie de "anel" na base ( destacado em amarelo ) que dava a volta no escape e fixava todo o conjunto acima do eixo traseiro. Em outras equipes o anel e o poste central eram escondidos, totalmente revestidos e pintados de preto, algo para resistir ao calor do escape protegendo o conjunto. Mas notei que na Williams, este anel da base ficava exposto em uma liga metálica, e apenas o poste acima dele era revestido de preto, ou construido em fibra de carbono. Achei estranho...

Aberturas no bico da FORCE INDIA

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A Force India tem apresentado um bom desempenho nestas últimas etapas do campeonato, acima ainda de equipes mais antigas e com nomes fortes como a Sauber e Lotus por exemplo.  Mas o que mudou nesta segunda metade do campeonato?  Claro que o motor Mercedes atualmente faz a diferença. Mas seria só isso?   Uma das coisas mais evidentes nos carros da Force India seria o bico com aquelas aberturas, atualmente o bico mais estranho do grid. No início do campeonato postei uma matéria justamente falando sobre as diferenças aerodinâmicas entre os bicos apresentados até então.  Fiz testes básicos em CFD e constatei que aparentemente o bico da Williams seria o mais eficiente.  E parece que isso se confirmou, pois se reparar bem, a grande maioria dos carros atuais no grid possuem praticamente o mesmo design de bico baseado no da Williams, menos o da FORCE INDIA.  Então resolvi investigar melhor este design diferenciado. Modelei em 3D ...

Estranhas aletas verticais na Williams

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A Williams testou nos últimos treinos uma atualização no conjunto de aletas localizadas abaixo do chassi, entre o conjunto da suspensão dianteira, a qual passou de 2 para 3 elementos verticais em sua configuração. Tais aletas são responsáveis por captar o máximo de ar ( seta amarela ) que passa abaixo do F1, concentrar, estabilizar e direcionar tudo para a bandeja T, assoalho e principalmente para o difusor traseiro, melhorando a aerodinâmica do F1. Até ai nenhuma novidade. Mas alguns itens em seu design chamaram a atenção. Seu formato apresenta características um tanto peculiares e estranhas eu diria.... Por exemplo, os encaixes superiores de fixação no chassi são mais longos apresentando claramente uma separação reta entre o conjunto de aletas e os pilares de sustentação. Outro ponto são os estranhos rebaixos no meio de cada aleta, tornando-as côncavas até a metade de sua altura. E o mais importante, aparentement...

PCP, protetor de cockpit, um projeto brasileiro criado em 2009.

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Após o acidente de Henry Surtees e Massa em 2009, foi criado no Brasil o projeto de um dispositivo de segurança de cockpits, o PCP, com design de barras laminares sobre a cabeça do piloto, design básico frontal, barras retráteis, articuladas, e inúmeras outras variações de design. Após muitas conversas com o diretor da FIA Charlie Whiting, e de um convite pessoal dele, em 2012 o PCP foi apresentado em Paris para os engenheiros do grupo O.C.R.G de cockpits abertos. Desde lá a FIA vem analisando este conceito de dispositivo brasileiro. Mas infelizmente as coisas ainda não mudaram, e mais um acidente aconteceu, agora na Indy. E essa semana foram enviadas mais duas versões de PCP para Charlie Whiting, constantemente em contato com o projeto. A primeira trata-se de uma versão 4 em 1, que mistura o PCP frontal, o de Barras laterais laminares (primeira criação), o de barras articuladas para cima, e o retrátil. Como sempre, as barras ficam posic...