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Bandeja T RBR, dispositivo descoberto?

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Em Maio de 2011 eu havia criado um dispositivo que denominei Bandeja T expansível. A ideia era controlar a altura da atual Bandeja T do F1 aplicando um sistema de calor para expandir a liga metálica nessa área, e assim melhorar seu desempenho aerodinâmico do F1. Veja toda a explicação da criação e funcionamento deste dispositivo em minha matéria de 15/05/2011. E parece que a coisa se confirmou..... http://designerbira.blogspot.com.br/2011_05_15_archive.html No GP da Coréia de 2013, a câmera térmica do carro de Webber captou uma curiosa imagem que chamou a atenção da área técnica de algumas equipes. Nas imagens das novas câmeras térmicas recentemente divulgadas para o público, fica claro o calor dos pneus e entrada de ar dos sidepods. Mas nesta imagem algo mais aparece, repare no canto inferior direito, abaixo do carro. Ali fica a bandeja T, um importante componente aerodinâmico que controla toda a entrada de ar ab...

NOVO MODELO DE WDUCT DA MERCEDES

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Com as mudanças do regulamento no início de 2013, um dispositivo criado pela Mercedes acabou sendo meio que abandonado, o WDUCT da asa dianteira. Então em Janeiro fiz uma matéria falando das possíveis formas de uso deste dispositivo caso ele viesse a ser usado este ano. E eis que no último GP da Bélgica, a Mercedes testou um dispositivo que muito provavelmente, por sua aparência e localização, seria uma nova tentativa de reativar o antigo WDUCT de asa dianteira. Abaixo do bico, nas laterais internas dos postes verticais da asa dianteira ( como eu havia alertado na antiga matéria - ver link abaixo ), a Mercedes supostamente instalou duas pequenas entradas de ar, "fendas" quase imperceptíveis, mas muito chamativas aos olhos dos projetistas rivais de grid. Então, para entender melhor, fiz esta ilustração de como pode ser o funcionamento da parte interna desse suposto novo WDUCT no bico da Mercedes: Quando o F1 está em u...

Mudanças aerodinâmicas nos F1 de 2014

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Em 2014, os carros de F1 terão algumas mudanças principalmente nos motores que, como muitos já sabem, passarão a ser V6 turbo. Mas na parte aerodinâmica, as principais mudanças serão no Bico frontal, asa dianteira, asa traseira e escape, além do novo dispositivo de segurança frontal para a cabeça do piloto ( veja mais no projeto PCP ). Certo, mas o que muda tudo isso? - BICO FRONTAL: Agora deverá ter uma altura livre do solo de 185mm ( seta laranja ), o que os deixarão mais baixos e com os postes centrais da asa dianteira mais curtos, aumentando a segurança dos pilotos em casos de colisão, principalmente laterais. - ASA DIANTEIRA: Passa a ser mais estreita em sua largura, caindo dos atuais 1800mm, para 1650mm. Isso deixará parte dos pneus dianteiros expostos ao vento frontal, gerando um certo aumento do arrasto, diminuindo assim a eficiência aerodinâmica. - ASA TRASEIRA: Deverá ser mais rasa e com um raio de curvatura menor, ...

"O dia em que um ilustre desconhecido ousou entrar no mundo técnico e intocado da F1."

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Quinta feira, um dia antes do primeiro treino livre para o GP de Interlagos 2012. Estaciono o carro na porta de Interlagos. Atmosfera agitada, vários seguranças, funcionários, repórteres, carros entrando e saindo, etc. Caminho até os seguranças no portão Sete, respiro fundo.... Boa tarde, eu tenho uma reunião agora as 14:00 com Charlie Whiting, vc poderia avisa-lo que estou aqui? Os seguranças se entre olham.... Com Charlie Whiting? Rádio na parada.....depois de muitas "copiadas".... O Sr entre e vá por aquela entrada, caminhe até a administração lá adiante. ESTOU DENTRO DE INTERLAGOS ( sem pagar nada.....) Faço o trajeto e chego na atendente da administração de Interlagos:  "Boa tarde, eu tenho uma reunião agora as 14:00 com Charlie Whiting, vc poderia avisa-lo que estou aqui? Com quem? Conversa vai, outros dois seguranças são chamados, rádios passados um para o outro......tudo confuso. 13:35H, e nada de algué...

Novo dispositivo no escape coanda da Ferrari

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Nos treinos para o GP da Espanha, a Ferrari testou um novo modelo de escape coanda. Este modelo não tem mudanças visuais em sua carenagem externa, mas observando melhor sua parte interna, nota-se uma leve mudança no bocal do escape. Foi introduzido um "segundo" novo bocal com formato mais retangular  ( destacado em amarelo ), logo acima do bocal circular dos escapes  ( destacado em vermelho ). Como enxergo seu possível funcionamento: Este novo bocal retangular  provavelmente é uma abertura que desvia parte do ar vindo dos sidepods, jogando um jato de ar logo acima do jato de ar quente dos escapes.  Como o bocal é retangular, este forma um jato de ar mais "achatando" ( seta azul ),  o que ajuda a  criar um tipo de barreira horizontal concentrando ainda mais o jato de ar dos escapes evitando que o mesmo se dissipe. Isso os empurra para baixo e para entrarem na fenda entre o difusor e as rodas trase...

Vídeo Abertura sob o bico do F1

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Salvo alguns problemas de enquadramento, neste vídeo vc pode ver melhor como funciona a atual abertura sob o bico que algumas equipes, como a RBR, Sauber, e até Ferrari, estão explorando nesta temporada.

O POSSÍVEL E INTRIGANTE NOVO MODELO DE DRS PASSIVO DA RBR

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Nos treinos atuais, a RBR testou seu sistema de DRS PASSIVO, assim como algumas outras equipes, com o modelo de poste central vertical instalado abaixo do centro da asa traseira.   Mas uma possível segunda versão desse sistema apresentado pela RBR se mostrou bastante "diferenciado" do modelo baseado na Lotus.  Se realmente existe, o dispositivo seria uma pequena peça curva instalada acima do perfil da asa inferior do aerofólio traseiro. Nada chamativa, totalmente discreta e inocente. Mas como poderia ser seu possível real funcionamento? O ar que passa na base curva dos side pods, entra acelerado em um dos dutos abaixo da carenagem dos escapes coanda ( seta verde ). Uma possível teoria seria que tal duto estaria ligado internamente a peça curva do novo dispositivo ( destacada em amarelo).  Sendo assim, este duto jogaria o ar da base dos sidepods diretamente para cima e p...